Assim como na vida real, a vida online exige alguns cuidados para que preservemos nossa identidade e informações confidenciais.

Atualmente, mais da metade da população mundial usa a Internet e possui perfil em uma (ou mais) rede(s) social(is). No Brasil, esse número não é diferente. São cerca de 58% de indivíduos ativos nas redes. Ou seja, aquilo que você faz ou diz online tem potencial para impactar muito mais gente do que aquilo que realiza em sua vida offline! Por isso, pense bem antes de tomar certas atitudes no ambiente virtual e aconselhe aqueles que estão próximos a você. 

Confira essas dicas e faça bom uso dos novos modelos de comunicação:

1. Antes de fazer qualquer postagem, pense se aquilo poderia ofender alguém ou ter um efeito negativo na sua imagem. Você é livre para dizer o que pensa, mas pense primeiro, poste depois. 

2. Tenha discrição e bom senso ao postar suas fotos. 

3. Ao escrever, verifique se a gramática e a ortografia da mensagem estão corretas e leia o texto que produziu antes de publicá-lo. Assim, você evita cometer gafes com a língua portuguesa. 

4. Não exponha excessivamente sua vida familiar. Se tiver filhos, evite informar a rotina e onde estudam para não deixá-los vulneráveis a criminosos. 

5. Saiba o momento certo de se conectar. No trabalho, opte pelo horário do almoço, por exemplo. 

6. Não fale mal de colegas de trabalho, amigos ou familiares. Eles também podem estar conectados! 

7. Tome cuidado com a publicação de fotos com outras pessoas. É de bom tom questionar se as fotos podem ser publicadas. 

8. Não faça comentários ou divulgue informações estratégicas e/ou sigilosas da empresa. Isso pode gerar prejuízos a ambas as partes.