51 anos, nascia o Grupo Malwee. Por isso, ao longo dessa semana, vamos apresentar curiosidades e marcos relevantes para que chegássemos onde estamos hoje: uma das maiores empresas de moda do Brasil e referência nacional e internacional em sustentabilidade. Afinal, relembrar é um estímulo para o desenvolvimento contínuo! 

Para começar, que tal descobrir e listar com a gente 10 curiosidades sobre o Grupo Malwee? 51 anos de história é muito para a conta. Então, vamos de 10 em 10 até chegarmos lá! 

1: UMA MISTURA DE MALHA COM WEEGE 
De origem familiar, o nome da companhia não poderia ter surgido em ambiente diferente. A denominação Malwee surgiu em uma conversa entre a família e é resultado da junção das palavras ‘malhas’ com o sobrenome ‘Weege’. 

2: UM COMEÇO BASTANTE AUTORAL
Com um nome definido, a marca da Malwee foi desenhada à mão pelo jovem Wandér, cofundador da companhia, formado Técnico Têxtil, pelo Senai - Cetiqt, no Rio de Janeiro, em 1967. Até hoje, os traços da parte superior e inferior da letra ‘M’ permanecem na logomarca do Grupo Malwee. 

3: ROUPAS PARA O PÚBLICO INFANTIL 
Três meses após a chegada das primeiras cargas de fios e início do alvejamento, a estrutura da companhia estava apropriada para começar os trabalhos, com tinturaria, estamparia, alvejamento e cores claras de tingimento. A fabricação começou voltada exclusivamente à linha infantil, com uma equipe de quatro pessoas, e assim permaneceu por sete anos. 

4: COMPROMISSO COM A NATUREZA 
Dez anos após a inauguração da Malwee, seu fundador Wolfgang Weege, inspirado pelos lugares que conheceu em sua primeira viagem a Europa, decidiu criar o Parque Malwee. Foram cinco anos de estudos até que a área de 1,5 milhão de metros quadrados adquirida pela empresa fosse transformada na reserva, com mais de 35 mil árvores de diferentes espécies, considerada referência nacional em preservação ambiental e lazer. 

5: TUDO FEITO À MÃO 
Durante 20 anos, tudo foi feito manualmente. Desde as estampas até o desenrolar do rolo de pano, nas costas. As primeiras estamparias rotativas foram adquiridas a partir de 1987, depois de minuciosos testes realizados com fabricantes de quatro países: Áustria, Holanda, Itália e Suíça. Para cada um deles foi enviado um fardo de 100 quilos de malha e tinta para imprimir a mesma estampa. O resultado foi avaliado pela equipe de profissionais da Malwee e a estamparia vencedora foi a holandesa.

6: PIONEIRISMO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES
A busca incansável pela excelência e práticas socialmente e ambientalmente responsáveis permitiu ao Grupo ser pioneiro, em 1993, na implantação da primeira estação de tratamento Ecobiológica de Efluentes Industriais da América do Sul. A iniciativa foi premiada nacionalmente e, até hoje, serve de exemplo a várias plantas fabris nacionais e internacionais do setor têxtil e de outros segmentos industriais. A sequência desse investimento foi o reuso da água dos seus efluentes por meio da instalação de um sistema com capacidade de reutilizar até 200 milhões de litros de água por ano, evitando a retirada da água dos rios para o consumo.

7: PIONEIRISMO NO USO DE MATÉRIAS-PRIMAS SUSTENTÁVEIS
Indo mais longe, buscando fazer mais pelo planeta, em 2008, a empresa foi pioneira no uso de malha PET, feita a partir da reciclagem de garrafas de plástico. Até hoje, cerca de 30 milhões de garrafas PET já foram transformadas em produtos de moda pelo Grupo Malwee. 

8: GOSTOSA COMO UM ABRAÇO 
A campanha publicitária “Malwee, Gostosa como um abraço” foi ao ar em 1994 e permaneceu na memória afetiva do país, reforçando na mente dos consumidores o cuidado que começa na produção e vai além da moda.

9: FESTA DA FANTASIA - TRADIÇÃO E DIVERSÃO 
Comemorado a cada 5 anos, sempre no dia do aniversário do Grupo Malwee, o Dia da Fantasia já é tradição na empresa há 20 anos. A data estimula a interação entre as áreas e reforça o espírito de comunidade da companhia desde a sua fundação. 

10: MALWEE É A MARCA BRASILEIRA LÍDER NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA MODA BRASIL 
Após um estudo que envolveu a análise de 20 marcas de moda, uma parceria entre o movimento Fashion Revolution, o Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTex), a marca Malwee, do Grupo, foi reconhecida como a marca de moda nacional mais transparente. Com o resultado obtido, a Malwee ainda entrou para a lista das 10 marcas de moda mais transparentes do mundo. 

Comentários