Como mais nova parceira do aplicativo Ribon, o objetivo da Malwee é estimular a solidariedade e criar uma grande corrente de doações e atitudes do bem. 

Ao baixar o aplicativo e começar a movimentar os ribons (as moedas virtuais do app), é possível escolher as causas e instituições que receberão o seu apoio. Atualmente, são quatro frentes de ajuda disponíveis e as ONGs parceiras da aplicação estão na lista das mais eficientes do mundo, segundo rankings internacionais, Give Well e The Life You Can Save

Conheça cada uma delas:

Project Healthy Children (PHC) 

A organização atua no combate à desnutrição infantil, distribuindo suplementos alimentares para crianças. Sua missão é erradicar a desnutrição e seu programa de fortificação alimentar é baseado em ensinar produtores locais a produzir alimentos com valores nutricionais adequados de forma sustentável. Por meio do programa ‘Sanku’, a PHC oferece ferramentas e treinamento para que moinhos de pequena e média escala espalhados pela África possam produzir farinha de trigo com alto valor nutricional e obtendo um maior lucro. Com nove anos de experiência na área, a PHC é pioneira e única nesse modelo de atuação no mundo. Além da fortificação alimentar, a PHC atua em parceria com governos de 15 países africanos para ajudar na regulamentação de normas alimentares. 
No aplicativo, ao doar 110 ribons para a PHC, oito dias de fortificação alimentar são garantidos a uma criança.

Evidence Action

Parceira do Ribon que atua no tratamento e acesso à água segura e potável para consumo e higiene. Por meio de uma solução eficiente e barata para purificação de água, envolvendo gotas de solução de cloro, é possível eliminar as bactérias e os vírus, prevenindo a diarréia. A água que passa pelo processo, também pode ser armazenada de forma segura sem ser contaminada novamente. A purificação da água por meio do cloro também é mais sustentável que outros métodos porque não emite CO². Pela sua atuação, a ONG já instalou mais de 11 mil dispensers, contribuindo com a vida de 4,7 milhões de pessoas, e deixou de emitir mais de 570 toneladas de gases causadores do efeito estufa. Com essa conquista, créditos de carbono podem ser vendidos e o lucro é revertido para a manutenção do programa. A expectativa é que, no futuro, esse valor arrecadado com a venda de créditos de carbono seja destinado às comunidades que utilizam o dispensadores da Evidence Action. 

Living Goods

A ONG fornece saúde básica em comunidades em situação de extrema pobreza no sudeste africano e atua treinando principalmente mulheres dessas comunidades em atendimento e tratamento para torná-las agentes de saúde básica. As agentes são as responsáveis por ajudar o próximo, realizar visitas médicas gratuitas e vender suprimentos de saúde básica a preço acessível. O valor da venda dos suprimentos fica com cada uma delas para que possam continuar cuidando da própria saúde e da saúde da comunidade. Segundo estudos de universidades como MIT e Yale, por meio da atuação das agentes, vem ocorrendo uma redução de 27% (por ano) da mortalidade infantil em Uganda. 

Schistosomiasis Control Initiative (SCI)

Por meio de uma rede de distribuição de medicamentos, a SCI atua no tratamento e erradicação de doenças tropicais, de acordo com recomendação da OMS. A ONG realiza pesquisas em parceria com escolas para mapear os principais focos das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN). A partir do mapeamento feito, a SCI começa a treinar pessoas daquela comunidade para iniciar o tratamento da população e considera que o tratamento realizado foi bem sucedido quando 90% ou mais da população alvo teve acesso aos medicamentos durante o programa. Ela também acompanha o desenvolvimento da saúde da população a longo prazo para apoiar os governos locais a continuar o trabalho iniciado. 

Comentários