No próximo dia 27, o Parque Malwee, principal atração ecológica e patrimônio da cidade de Jaraguá do Sul (SC), completa 40 anos! Para celebrar essa data e ficar por dentro da maior demonstração de amor à natureza e compromisso com o futuro das próximas gerações do Grupo Malwee, confira 40 curiosidades a respeito desse espaço considerado um dos principais cartões postais de Santa Catarina.

1. O Parque Malwee foi fundado no dia 27 de setembro de 1978, mesmo dia do aniversário de 61 anos do seu fundador, Wolfgang Weege. 

2. Originalmente, toda a área de 1,5 milhão de metros quadrados do Parque Malwee era um grande campo de plantação de arroz, com pouquíssima vegetação nativa. 

3. A inspiração para a criação do parque veio das viagens de Wolfgang Weege para a Europa. Encantado com as paisagens deslumbrantes dos parques de lá, decidiu fazer um tributo à natureza em Jaraguá do Sul, cidade onde morava e sede do Grupo Malwee. 

4. Para arborizar os campos, o fundador selecionou plantas típicas da região e trouxe espécies de árvores de diversos lugares do mundo.

5. Atualmente, existem mais de 35 mil árvores, entre elas espécies nativas da Mata Atlântica e espécies exóticas trazidas de outras partes do planeta; mais de 100 espécies de aves e 16 lagoas.

6. O processo de criação do Parque Malwee durou cinco anos, desde o mapeamento e aquisição dos terrenos no bairro Barra do Rio Cerro, até sua inauguração, em 1978. 

7. Na festa de inauguração, Wolfgang encenou a chegada dos seus antepassados ao Brasil. Trajados com roupas da época, a família Weege cruzou uma das lagoas do parque a bordo de um barco que representava o veleiro Lord Brougham que trouxe a família para o Brasil, em 1868. 

8. O Parque Malwee contém referências dos países pelos quais seu fundador passou. Do Japão, foram trazidas sementes da espécie de Pinus Japonês. Há também árvores e palmeiras originárias da Polinésia, limoeiros raros, coco-anão, nozeira pecan, flamboyant, cerejeira, araucárias e uma grande plantação de palmeiras.

9. Durante uma viagem à China, Wolfgang Weege ficou abalado com o regime ditatorial do governo da época e encomendou ao renomado escultor pomerano, Erwin Curt Teichmann, uma cópia da Estátua da Liberdade, para lembrar que o bem mais precioso de um homem é a sua liberdade. A obra encontra-se na maior das 16 lagoas do parque. 

10. Teichmann também esculpiu a estátua da Costureira em homenagem à profissão que tanto era admirada por Wolfgang Weege. A obra ficou pronta em 1981 e foi exposta na festa de 75 anos de instalação da Firma Weege que deu origem ao Grupo Malwee.

11. No parque, é possível encontrar mais de 30 réplicas de estátuas internacionais e mitológicas.

12. A Avenida dos Bambus, dentro do parque, foi inspirada no Túnel de Bambus existente na via de acesso ao aeroporto da cidade de Salvador, considerado um patrimônio natural da capital baiana.

13. Dentro do parque, também existe um projeto paisagístico em formato de labirinto, idealizado para aguçar o senso de direção das crianças. No local, os baixinhos se divertem e podem “se perder” à vontade.

14. As delicadas flores aquáticas encontradas nas lagoas do parque são denominadas Ninféias e são símbolo do Parque Malwee. Sua florada acontece na primavera e no verão quando as folhas dão lugar às lindas flores azuladas. 

15. O muro do Parque Malwee é considerado o maior mosaico em painel da América Latina. A obra é inspirada na história dos 100 anos da Firma Weege e é criação do artista plástico Paulico, de Jaraguá do Sul. Ao todo, são 1 milhão e 850 mil peças, 14 painéis e 600 metros de extensão.

16. Em 1982 foi dado início à construção da lagoa maior. O local é habitat de carpas, tilápias, pacus e traíras, e paraíso dos amantes da pesca, que só podem usar anzol para a captura dos exemplares em um período específico do ano.

17. Na lagoa central, já foi pescada uma carpa de aproximadamente 25kg durante a temporada de pesca do Parque Malwee (dez/17 - fev/18). 

18. O Parque Malwee já foi palco de milhares de eventos esportivos como triatlhon e corridas. Com 100 mil metros quadrados, a lagoa maior já foi usada para competições de natação, canoagem e regatas. 

19. Próximo a uma das lagoas do parque, foi construída uma ponte com cobertura de palha e pregos de madeira que relembra as primeiras construções da cidade. 

20. A pista de bicicross de 340 metros de extensão construída dentro do parque segue padrões internacionais e sedia diversos campeonatos nacionais e internacionais da modalidade.

21. Em 1982, o Parque foi doado aos funcionários da Malwee, dando origem à Associação Recreativa Armalwee.

22. O Parque já foi cenário de inúmeras campanhas publicitárias da Malwee, principal marca de moda do Grupo Malwee. 

23. Em março de 2018, o Parque foi palco do 1º Luau do Planeta, com mais de 2.500 participantes. O evento foi organizado pelo Grupo Malwee e aconteceu no dia 24 de março para unir as pessoas na Hora do Planeta, um movimento global de representação do compromisso de cada um com a preservação da vida na Terra, quando todas as luzes são apagadas durante uma hora.   

24. O Parque Malwee abriga o Museu Wolfgang Weege. Inaugurado em 16 de maio de 1988, o museu conta com três espaços de exposição permanente e reúne cerca de 1.700 peças no acervo.

25. A maioria das peças em exposição no museu foram doados pela comunidade e representam a vida doméstica, de trabalho, estudo e lazer dos primeiros imigrantes da região. 

26. As construções que hoje são sede do museu eram antigas residências e representam dois momentos arquitetônicos distintos: uma casa no estilo enxaimel construída em 1938; e uma casa no estilo colonial construída em 1945.

27. Wolfgang Weege faleceu em 16 de maio de 1987 e suas cinzas foram depositadas em um Pantheon dentro do parque, sinalizado com o busto do empresário.

28. Pelas belezas naturais, o parque já foi cenário para diversas gravações de programas televisivos da Rede Record, TV Globo, entre outros.  

29. O Parque Malwee foi premiado inúmeras vezes como case de sustentabilidade.

30. A reserva é considerada principal ponto turístico de Jaraguá do Sul e um dos principais cartões postais de Santa Catarina. 

31. Referência nacional em preservação ambiental, o Parque Malwee é mantido exclusivamente pelo Grupo Malwee e pela família Weege. 

32. O parque recebe mais de 150 mil pessoas anualmente.

33. A utilização do espaço é gratuita. O parque abre todos os dias, inclusive feriados, das 7h00 às 17h00. 

34. Recentemente, o Parque Malwee recebeu a visita do apresentador Zeca Camargo. Zeca ficou encantado com o local e publicou um vídeo em suas redes sociais. 

35. Eventos podem ser realizados no Parque. Para solicitar autorização, é possível entrar em contato com os responsáveis pelo e-mail: armalwee@malwee.com.br ou ligar para: (47) 3376-0214.

36. Em toda a extensão do Parque existem lixeiras para o descarte correto do lixo.

37. No Parque Malwee existem dois restaurantes. O primeiro é o restaurante típico, com pratos como o marreco com repolho roxo e, no inverno, uma excelente feijoada. O segundo é o Armalwee, que oferece pratos variados com frutos do mar e carnes. 

38. No ginásio de esportes Armalwee, já foram realizadas edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina. No próximo mês, as quadras do ginásio receberão os PARAJASC, que acontecerão em Jaraguá do Sul (SC). 

39. No próximo sábado, 29 de setembro, será inaugurado novo circuito criado em parceria com o Parque Malwee, AJBIKERS e WORLD BIKES no interior do parque, para a prática de mountain bike. Trata se de um circuito de ruas com extensão de 6 kms, com trechos de subidas, descidas e planos. Ciclistas também poderão fazer um pedal de cicloturismo, apreciando as belezas do parque, em um local com baixa circulação de veículos. 

40. E, no próximo domingo, 30 de setembro, o Parque Malwee será palco do Festival ECOAR de Sustentabilidade. A programação completa do evento, uma parceria do Grupo Malwee e Coletivo Ecoar, já está disponível no Facebook. Aproveite! A entrada é franca. 

Comentários