Anteriormente, publicamos conteúdos diversos sobre moda consciente e como, cada vez mais, pessoas e empresas do setor estão preocupadas com os impactos de suas práticas e escolhas ao meio ambiente. 

Marcas redesenham seus processos para contribuir com a preservação dos recursos naturais, sem deixar de lado a qualidade de seus produtos. Em nossa cadeia de produção, por exemplo, investimos na utilização de matérias-primas favoráveis ao desenvolvimento sustentável e, nesse sentido, já superamos uma de nossas metas do Plano 2020, a de redução da emissão de Gases do Efeito Estufa.  

Nos moldes da responsabilidade socioambiental, você sabe como uma camiseta, por exemplo, é confeccionada? 

O processo se inicia com a compra de fios de malha. No caso da Malha PET, por exemplo, os fios são provenientes do poliéster fabricado a partir de garrafas PET recicladas.

Chegando à indústria, os fios vão para a malharia e são transformados em matéria-prima em estado ‘cru’. Os produtos seguem para a tinturaria, onde as impurezas são retiradas. Nessa etapa, contamos com uma tecnologia que emprega menor quantidade de água e torna o processo mais rápido, sem perder a eficiência.  

O próximo passo é o tingimento, momento em que a peça ganha cor e passa pelo acabamento, recebendo amaciante e passando pela secagem. Nesse estágio, a técnica que aplicamos também economiza em até 98% o uso de água. 

Tecido pronto segue para a área de corte e um laser é responsável por dar forma à camiseta. Os cortes são separados por regiões - peitoral, mangas, golas e punhos - e são encaminhados à costura, que vai juntar todas as partes, inserir botões, etiquetas e demais detalhes. 

As peças prontas são avaliadas pelo time de qualidade, dobradas, empacotadas e encaminhadas às lojas. 

Alimentando todo o processo produtivo, nossa matriz energética foi substituída por uma caldeira de biomassa (cavaco de madeira), com capacidade para atender 100% da demanda produtiva e reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa. Além disso, nosso sistema de tratamento de efluentes garante que a água recolhida da natureza seja reaproveitada na produção e devolvida com a mesma qualidade (ou até melhor) ao rio. 

Tem mais curiosidades sobre a forma como produzimos nossas peças? Mande suas questões pra gente!  

Sempre é possível fazer mais pelo planeta. Isso não sai de moda! 

Comentários