Quando compramos peças de qualidade e que nos vestem bem, a última coisa que queremos é que ela seja danificada na primeira lavagem ou logo depois de ir para o armário. Por isso, é importante conhecer algumas técnicas de higienização e de organização no guarda-roupa para evitar que as roupas percam suas propriedades originais rapidamente, ampliando a vida útil de cada uma delas e reduzindo o descarte excessivo. 

Já trouxemos um tutorial da etiqueta, que ensina o consumidor a ler e compreender as indicações presentes nas etiquetas das roupas, e, nessa nova série, buscamos auxiliar na conservação de peças que merecem uma atenção ainda maior no processo de lavagem, secagem e ida ao armário.

1. Como higienizar roupas de couro

Jaquetas de couro geralmente são tiradas do armário durantes os dias mais frios, por isso, para higienizá-las, basta um pano úmido, bem torcido, sem nenhum tipo de produto químico. Lembre-se: couro e água não combinam. Em contato com esse recurso, o material resseca. Caso precise tirar alguma mancha de sua peça de couro, uma dica é aplicar algumas gotas do sabão líquido de castella (que não contém substâncias agressivas ao couro) em um pano úmido e passar com delicadeza sobre o local. 

Se você perceber que o couro está realmente precisando de uma boa limpeza, leve-o para uma lavanderia, onde existem os equipamentos, os produtos e os processos necessários para não danificar o material. 

2. Como guardar roupas de couro 

A forma como você guarda suas roupas de couro também influencia muito na conservação dessas peças. Por isso, o ideal é mantê-las em locais frescos e arejados. No armário, para evitar o contato da peça de couro com outras, pendure-a em cabides e proteja-a com uma capa de TNT, que permite a troca de ar e evita a formação de mofo. Recomenda-se, semestralmente, a retirada dessas peças do armário para que ventilem em local seco e sem luz e, para protegê-las das rachaduras, hidratá-las com cremes ou com outros produtos oleosos, como o óleo de amêndoas. Utilize sempre um pano para espalhar os produtos com delicadeza sobre as peças.

3. Cuidados Extras

Caso precise remover vincos fortes de suas peças de couro, nunca coloque o ferro de passar em contato direto com essas roupas. Utilize uma toalha grossa e passe a peça com o ferro na temperatura de 70 °C. Atenção: peças sintéticas (feitas de polímeros) podem derreter mesmo com a proteção de uma toalha.  

Tem alguma outra dúvida para conservar suas roupas de couro? Pergunte pra gente! 

Comentários