Para além da moda, o estilo consciente se estende a outras áreas do dia a dia. Além das dicas de uso e pós-uso das roupas, que ajudam a economizar e a evitar o desperdício, é possível mudar alguns hábitos e adotar atitudes sustentáveis dentro e fora de casa para contribuir com a preservação do planeta e colaborar com o desenvolvimento das gerações futuras. 

De olho na moda do bem, trouxemos algumas dicas de atitudes simples e que impactam positivamente o mundo inteiro. Confira e ajude a espalhar essa tendência!

1) Economize energia e tire da tomada os eletrônicos em "stand by": aqueles que ficam com uma luzinha acesa mesmo quando desligados (microondas, notebook, DVD, entre outros) e não precisam de energia quando ninguém os utiliza. 

2) Baixe os aplicativos de bancos e os de serviços diversos e habitue-se ao pagamento online, evitando a geração e o descarte excessivo de notas e contas.

3) Antes de consumir, pesquise sobre as marcas e compre daquelas que passam confiança sobre a origem e a produção sustentável de cada um dos produtos oferecidos.

4) Em casa, programe-se para lavar as roupas nos dias em que elas possam secar naturalmente. Criar o hábito de olhar a previsão do tempo e evitar o uso de lavadoras e secadoras é benéfico até mesmo às finanças pessoais, com a redução da conta de energia no final do mês. 

6) Tome banhos curtos e, entre uma limpeza e outra, feche a saída de água do chuveiro.

6) Congele porções de alimentos frescos e tire-os do freezer quando precisar preparar uma refeição rápida e prática, assim você também economiza dinheiro e reduz o desperdício. 

7) Sobrou comida e não quer comer o restante? Pergunte às pessoas próximas se alguma delas aceita o resto de sua porção ou entregue o alimento a alguém que pede ajuda nas ruas. 

8) Se sua casa possui um quintal amplo, realize a compostagem de cascas de alimentos e restos de frutas e vegetais, ajudando a reduzir as mudanças climáticas e a reciclar os nutrientes da terra. 

9) Pratique a separação do lixo.

10) Para evitar embalagens e ampliar o consumo a granel, planeje-se antes de ir às compras.  

11) Ao contrário de dirigir sozinho, monte grupos de carona e, para as distâncias menores, caminhe ou pedale. 

12) Ao sair de casa, carregue consigo sua própria garrafinha de água e/ou sua própria xícara de café. Higienizando-as sempre, você contribui com a redução do descarte de copos plásticos e garrafas PET.   

13) Conheça os seus direitos e faça-os valer dentro e fora de casa, difundindo a cultura do respeito e da boa convivência. 

14) Se você gostou das ideias desse e de outros conteúdos sobre atitudes favoráveis ao desenvolvimento sustentável, além de curtir, compartilhe e ajude a tornar a discussão cada vez mais próxima. Mostre que a mudança é possível e você já faz parte dela junto com a gente

Comentários