Com as compras de fim de ano, muitas vezes achamos que podemos perder o controle e adquirir mais coisas do que precisamos. Além disso, nessa época, muitos aproveitam para organizar as gavetas, arrumar o guarda-roupa e se desfazer daquilo que há um bom tempo não foi colocado em uso. Resultado: o consumo e o descarte no período se intensificam. 

Pensando nisso, trouxemos mais algumas dicas para consumir com consciência e, na hora do descarte, considerar o reaproveitamento. Afinal, fim de ano é tempo de estar ao lado das pessoas que amamos e de exercitar nossa capacidade de não depender de tantas coisas materiais. Até no último mês é possível manter o estilo sustentável de ser e vestir. Seguindo esses pontos, você vai passar as festas com a consciência tranquila!

1. A primeira coisa que vem à cabeça de muitos nessa época são as luzes das decorações de Natal! O que muitos esquecem é o quanto o consumo de energia aumenta quando introduzimos esses itens em nossas casas e pela cidade. Iluminar faz parte da tradição, mas controle o tempo em que o pisca-pisca fica ligado. Uma dica é acionar ao escurecer e desligar antes de ir dormir. Além de aumentar o tempo de vida desses produtos, podendo utilizá-los em mais de um Natal, você reduz o seu gasto mensal. 

2. Caso goste de decorar a casa no fim de ano e de receber os familiares e os amigos sempre com um ambiente diferente, aproveite os materiais que tem em casa para criar enfeites e inovar nos arranjos. Além de colocar em prática a reciclagem, no faça você mesmo, você exercita sua criatividade e pode convidar pessoas especiais para trabalharem ao seu lado! 

3. Uma preocupação comum neste período são os presentes para amigos e familiares. Fazer uma compra consciente é ter a certeza de que a pessoa colocará o que ganhou em uso e vai se preocupar em cuidar bem de produto. A ideia aqui não é deixar de presentear, mas invista, tanto o seu tempo quanto o seu dinheiro, com aqueles que conhece e compreende seus gostos e necessidades. Use seus dons manuais - ou o de amigos - para confeccionar as lembranças que dará aos colegas e àqueles que entraram em sua vida recentemente, mas que merecem seu carinho e capricho. Mimos feitos à mão são sempre especiais e delicados! 
 
4. As roupas que serão usadas nas festas também recebem uma atenção especial no último mês. Antes de comprar, pense nas combinações que pode fazer com as peças que tem no guarda-roupa. Já pensou em customizar o que tem em casa? Além de deixar a peça com a sua cara e vestir um look original, você evita o consumismo do fim de ano e poupa para o que virá. Se inspire com esses sites de DIY e deixe suas ideias fluírem!

5. Quem tem dificuldades para arrumar as malas e sair de viagem? Essa é uma tarefa que aflige uma série de viajantes, só que, mais do que cuidado, exige praticidade. Tente ser bastante racional na hora de organizar as roupas que irão na bagagem. Estude o clima do local, pense nas atividades que realizará e quais as peças mais adequadas e planeje os looks para cada dia. Escolha apenas o necessário e dê sempre preferência às peças que não amassam, ajudando a conservar bem suas roupas. Veja como arrumar a mala de verão aqui!  

Comentários