Você provavelmente já deve ter se deparado com o termo ‘Armário Cápsula’ por aí. O conceito está ligado ao consumo consciente, ensinando a montar looks variados com o menor número possível de peças. 

A proposta de montar um guarda-roupa com menos peças ainda torna a prática diária de escolha de looks mais rápida e prazerosa. Quando mantemos o nosso armário organizado e trabalhamos com menos unidades, somos estimulados a desenvolver nossa criatividade, criando combinações diversas que resultam em visuais originais, cheios de estilo e atitude.  

Ter o necessário e desapegar, dá uma sensação incrível de liberdade. Tirar o entulho da frente gera clareza. Quer experimentar? Então, veja como ter um armário cápsula em casa.  

PASSO #1 - Defina o número de peças que seu armário terá
Para entrar de cabeça nesse estilo de vida, é preciso definir quantas peças de roupas o seu guarda-roupa terá. Não há um número ideal, mas tente trabalhar com algo entre 30 e 35 peças. 

PASSO #2 - Liste o que costuma usar no dia a dia 
Anote quais roupas você mais usa para ir ao trabalho e sair com os amigos e com a família. Esse momento é decisivo para saber o que vai e o que fica.

PASSO #3 - Eleja suas peças-chave
Eleja as peças essenciais no seu guarda-roupa, como uma calça confortável, uma camiseta que combine com tudo, um casaco para usar nos dias mais frios e um sapato confortável e versátil. Essas serão bases para diversas composições. 

PASSO #4 - Monte o seu catálogo 
Pode parecer trabalhoso, mas vale todo o esforço! Monte um álbum com o que você tem no armário, assim sempre que tiver que montar uma combinação você saberá o que usar. Isso vai te poupar muito tempo e te auxiliar nos dias em que você pensa que não tem nada no armário. 

Se você é amante de fotografia e curte moda, então confere essas dicas para registrar os looks do dia a dia com maestria

PASSO #5 - Desapegue!
Nessa etapa, você já sabe exatamente o que fica. Então, doe as peças que não devem ficar, verifique se amigos ou familiares têm interesse em receber, venda em um brechó. Alternativas não faltam e a gente já falou sobre elas aqui!  

A cada passo, você vivenciará uma evolução na forma de lidar com o que realmente tem valor para você. Montar o seu Armário Cápsula é ainda um processo de autoconhecimento. 

O que ficar é, claro, vai exigir um cuidado maior, para que dure por mais tempo. Mas, você vai ver, cuidar do que é essencial é recompensador! Aqui a gente dá dicas de como cuidar bem do que tem no guarda-roupa. 

Comentários