Uma das formas de garantir que as roupas durem mais é não deixar as manchas para depois. Quanto mais tempo em contato com o tecido, mais a sujeira adere ao material, dificultando sua remoção. 

Sempre que possível, assim que algo cair sobre uma peça de roupa, procure passar um pano para ajudar a absorver a substância e secar a superfície. Detergentes incolores e/ou vinagre branco são bons aliados na remoção de parte da sujeira. Assim, antes de chegar em casa e lavar, aplique algumas gotinhas dos produtos sobre a área manchada.  

Chegou em casa?! Cuide da limpeza de sua roupa! Para isso, veja abaixo dicas práticas para remover diversos tipos de manchas dos tecidos e vestir suas peças como se fossem sempre novas!

Vinho
Derrubar taças de vinhos sobre as roupas acontece e você precisa estar preparado para agir e não se desesperar, pois há salvação! No momento em que a bebida cair sobre você ou sobre alguém próximo, procure papel toalha para absorver o excesso da bebida e aplique um pouco de sal sobre a roupa, impedindo que a mancha se espalhe. Na hora de lavar, use um sabão com ação antimanchas para completar a limpeza.

Gordura
É frequente receber respingos de gordura de alimentos nas roupas. Para esses casos, o detergente incolor é bastante indicado. Sempre que tiver um produto desses por perto, aplique sobre a área manchada e deixe-o agir por alguns minutos. Depois, passe um papel úmido para não deixar o sabão secar sobre a roupa, pois ele também pode manchar o tecido. Ao chegar em casa, deixe a roupa de molho (por até cinco minutos). Em seguida, esfregue o local atingido pela gordura e enxágue a peça antes de colocá-la para secar. A técnica também é válida para manchas de batom e tintas de canetas. 

Ferrugem
Em roupas claras, use uma solução de alvejante em pó com água quente, aplicando a mistura sobre a mancha e esfregando vigorosamente. No caso de roupas coloridas, tenha limpadores antiferrugem ou utilize suco de limão para ajudar na remoção da sujeira. Após esfregar bem as áreas manchadas, é só enxaguar. 

Tinta de outras roupas 
Se, por um acidente, uma roupa mais clara entrou em contato com outra roupa colorida ainda molhada e ficou manchada, para a remoção dessa tinta recomenda-se o uso de álcool 70%. Aplique uma quantidade do produto sobre a área manchada e esfregue com delicadeza até a cor invasora sair da peça. Caso o álcool não seja suficiente, água fervente ajuda na remoção das partículas de tinta dos tecidos. Coloque a água para ferver em uma panela, acrescente a roupa na panela quando estiver fervendo e deixe a peça ali por cinco minutos. 

Molho
Assim que o molho cair sobre a peça, retire o excesso com um papel toalha e aplique detergente com água morna sobre o local manchado. Molhos de tomate também podem ser retirados com uma mistura de limão e álcool. Depois, utilize sabão e coloque a peça de molho em sabão de coco antes de enxaguar. 

Café
No caso das manchas de café, lavar a roupa com água quente ou fervendo costuma ser suficiente. Caso não seja possível fazê-lo de imediato, passe gelo diretamente na mancha até que ela clareie ou utilize bicarbonato de sódio diluído em água. Assim que tiver oportunidade, lave a peça normalmente.

Desodorante
Se as manchas forem amareladas, resultado da reação da gordura (sebo) presente na pele com o suor e as substâncias do desodorante, uma sugestão é utilizar uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio com o suco de um limão e esfregar delicadamente as regiões afetadas com o auxílio de uma escova macia. Depois disso, basta colocar a peça em um balde com água, sabão e um pouco de alvejante (sem cloro) durante uma hora. Por fim, enxague e coloque a peça para secar.

Agora vai ficar mais fácil manter suas peças preferidas longe das manchas, certo?!

Tem outras dicas ou quer saber mais sobre o assunto? Compartilhe com a gente! 

Comentários