O Parque Malwee é referência nacional de preservação da fauna e flora brasileira, mas, além das mais de 35 mil árvores e 133 espécies de aves catalogadas, também é reconhecido por preservar a cultura local. 

Desde 1988, o Parque abriga o complexo Museu Wolfgang Weege, inscrito no Sistema Nacional de Museus do Brasil e composto por dois museus e um espaço de cultura: o Museu II, uma casa no estilo enxaimel construída em 1938; o Museu I, uma casa no estilo colonial construída em 1945; e o Espaço de Cultura Popular Bertha Weege

O Museu I encanta visitantes com seu acervo indígena e os fragmentos arqueológicos encontrados na região, tais como: objetos que demonstram o avanço tecnológico dos meios de comunicação, como televisão e aparelhos de som; a transformação dos relógios; equipamentos de defesa pessoal; acessórios de indumentária oficial; minerais de todo o Brasil, entre outros.

O Museu II, por sua vez, conta com uma coleção de moedas e cédulas de mais de 50 países e com uma coletânea de equipamentos que contam o desenvolvimento da telefonia e da informática. O museu também incentiva a educação da comunidade, com exposições temporárias da produção artística regional e trabalhos acadêmicos.

O Espaço de Cultura Popular Bertha Weege abriga peças que nos remetem a uma viagem no tempo, por meio de equipamentos agrícolas, meios de transporte e maquinários do cotidiano do final do século XIX e início do século XX. Lá também estão expostas bicicletas de várias épocas e origens, carroças, troles e motocicletas.

No total, o complexo do Museu Wolfgang Weege possui mais de 1.700 peças em exposição, principalmente de meados do século XIX até a atualidade. Para nós, preservar a cultura é essencial para repensar o mundo atual, nossas ações, nosso modo de vida e nosso comprometimento com as pessoas, a cultura e a sociedade e, assim, construir um mundo melhor. 

Com o Museu, o Grupo busca preservar a cultura típica da região e levá-la a um número cada vez maior de pessoas, incentivando o trabalho cultural, científico, a educação e a divulgação do acervo.

Ficou interessado? A visitação ao Museu é aberta ao público, de terça a domingo, das 10h - 12h e das 13h - 17h, e aos feriados, das 13h - 17h. Escolas ou excursões interessadas podem agendar visitas monitoradas, com pelo menos uma semana de antecedência, pelo telefone (47) 3376.0114 ou museu@malwee.com.br.

 

Comentários