Não podemos negar (e estudos apontam!) que a música é um grande aliado do ser humano, tornando cada momento ainda melhor e nos acompanhando em diversas situações.
 
Ouvimos música para regularmos nosso humor e nossas emoções e nos identificamos com ritmos, estilos e artistas específicos, dependendo de nosso perfil e, até mesmo, de nosso estado de espírito.   
Sabendo que essa semana é a Semana da Música, e por acreditarmos que moda e música também são inseparáveis, elencamos 15 músicas de artistas que, assim como nós, atuam em prol da sociedade e do meio ambiente, para estimular a sua criatividade e deixar seu momento do “faça você mesmo” ainda mais agradável!
 
Monte a playlist e dê um play na sua moda: 

1. Hello, You Beautiful Thing – Jason Mraz

O cantor americano que despontou com a canção de sucesso “I’m Yours”, com sua consciência social e espírito ambientalista, criou a Fundação que leva seu nome para promover a igualdade humana e lutar pela preservação do meio ambiente, por meio da defesa das artes e da educação, além da assistência e recuperação social. 

2. Hallelujah – Alicia Keys 

Norte americana, a artista se envolve em diversas causas em defesa dos direitos humanos e de justiça social. 

3. Bon Appétit - Katy Perry 

Como embaixadora da UNICEF, organização que promove a defesa dos direitos das crianças, a cantora realizou sua primeira visita à Madagascar em 2013 e pôde constatar a necessidade e a importância de uma vida saudável, sobretudo em relação à nutrição, saneamento básico e proteção contra abuso.   

4. Good People – Jack Johnson 

O cantor, compositor e músico dá suporte à uma série de organizações por meio de projetos de arrecadação de doações e estímulo ao consumo de produtos sustentáveis. Além disso, em suas apresentações, permite que instituições divulguem suas causas e entrem em contato com o grande público, como o show em São Paulo, em 2014, que abriu espaço para a SOS Mata Atlântica.

5. Celebration - Madonna

Após adotar dois de seus filhos no Malawi (África Ocidental), a popstar contribui ativamente com a região e financia uma das escolas de lá. Em suas turnês, também faz questão de conhecer, visitar e fazer doações a instituições de apoio a crianças carentes.

6. Something Just Like This - Cold Play 

A banda britânica está ligada a algumas causas sociais como à ClientEarth, que ajuda a proteger o meio ambiente por meio do cumprimento das leis ambientais.  

7. Raise Your Glass - Pink

A cantora é reconhecida por seu apoio à causa animal e já posou nua para a PETA – ONG que defende os direitos dos animais. 

8. Roxanne - The Police

Sting, o reconhecido baixista da banda, fundou com sua mulher, a instituição Rainforest Foundation, o órgão que luta pela defesa das florestas e das comunidades indígenas, com atuação no Brasil, no Peru, no Panamá e na Guiana.

9. Who Says - Selena Gomes

Após terminar o namoro com Justin Bieber, a cantora colocou-se à disposição das crianças do Nepal e, é hoje, uma das embaixadoras da UNICEF, ao lado de Katy Perry. Selena também participou de ações humanitárias em Gana e no Chile.   

10. Can’t Stop The Feeling - Justin Timberlake

Desde 2011, o artista está à frente da Fundação que leva o seu nome e que tem como principal propósito fornecer educação musical para crianças e adolescentes. Justin também realiza doações esporádicas a instituições do terceiro setor e, especialmente, às pessoas de sua cidade natal, Memphis (Tennessee, EUA).    

11. Gitana - Shakira

A cantora colombiana, em 2011, por meio de sua ONG Pés Descalços, realizou doação para a construção de uma escola no Haiti, após o terremoto de 2010 que destruiu grande parte do país. A organização, fundada em 1997, tem como objetivo principal combater a desigualdade social, proporcionando oportunidades para crianças e jovens carentes.

12. Staring at the Sun - U2

Bono Vox, vocalista da banda, acumula amplo histórico de ativismo a favor da preservação ambiental e redução das desigualdades sociais, além de ser preocupado com a prevenção da transmissão do vírus HIV e com os portadores da doença.

14. Irreplaceble - Beyoncé

A cantora americana é uma das fundadoras da Survivor Foundation, responsável por apoiar a criação de abrigos para aqueles que perderam suas casas em função de catástrofes naturais (como o Furacão Katrina). Além disso, a artista cria postos de coletas e distribuição de alimentos doados pelo público em seus shows.

15. Hoje eu quero sair só - Lenine

Figurando entre artistas internacionais está Lenine, que, além de cantor e compositor brasileiro reconhecido mundialmente, possui um histórico de engajamento com diversas iniciativas socioambientais e grupos como o SOS Mata Atlântica, Witness (ao lado do músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel), Rain Forest Alliance, ONU, WWF, Projeto Albatroz Brasil, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Movimento Pró Criança, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), campanha Ser Diferente é Normal, Instituto Metasocial, entre outros. 

E você? Também segue alguma playlist ou conhece um artista ou banda com pegada sustentável? A gente adora receber sugestões!

Vamos ampliar essa lista, manter a música tocando e a criatividade no ar!

Comentários