Comemorado em 14 de agosto, o Dia do Combate à Poluição tem como objetivo aumentar a consciência da população sobre a importância de preservar o meio ambiente e mostrar como a poluição afeta diretamente nossa qualidade de vida e coloca em risco o futuro do planeta.
 
No mundo da moda, a preservação do meio ambiente passa pelo consumo consciente. Ao levar uma peça de roupa para casa, é importante que o consumidor saiba de quem está comprando e priorize a escolha de empresas empenhadas em causas ambientais.
 
A sustentabilidade é um valor fundamental para o Grupo Malwee, e está presente em diversas iniciativas. Os cuidados da empresa vão desde o tratamento da água utilizada em sua produção industrial - em 2017, o volume total de água tratada superou a marca de 865 mil m³ - até esforços para a redução de resíduos na fabricação das peças.
 
Uma das ações nesse campo é a reciclagem de retalhos têxteis, que são transformados em malhas compostas por algodão desfibrado. Outra iniciativa é a secagem do lodo presente no sistema de tratamento de efluentes, processo que contribui para a redução de 80% do volume desse tipo de resíduo.

Os investimentos feitos nessa área fizeram com que o Grupo Malwee atingisse, no ano passado, uma redução de 40% na geração de resíduos a cada peça produzida, meta estabelecida pela empresa no Plano de Sustentabilidade 2020 e alcançada três anos antes do prazo.
 
Outro projeto importante para a preservação ambiental na produção têxtil é a substituição da caldeira de gás natural (GN), que é considerada uma das principais fontes de emissão de gases causadores do efeito estufa, pela biomassa no processo de geração de energia da empresa, o que possibilitou a redução de 77% das emissões desses gases nas fábricas do Grupo Malwee. Com esse projeto, a empresa foi a ganhadora da categoria “Energia Limpa” do Prêmio Expressão de Ecologia.  
 
Na hora das compras, priorizar empresas que buscam diminuir os impactos ambientais de suas atividades é um sinal de respeito ao planeta e às futuras gerações e está entre os cinco passos principais para a adoção de um estilo cada vez mais sustentável. 

Comentários