O Programa de Orientação Materno-Infantil, uma iniciativa do Grupo Malwee, conquistou o prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC) 2015 na categoria Gestão de Pessoas. A cerimônia de entrega será realizada no dia 19 de novembro, no Clube 29 de Maio, em Tubarão/SC.
 
Com aproximadamente 12 mil colaboradores, o cuidado com as pessoas faz parte da essência da empresa, que há 20 anos promove ações que visam orientar e esclarecer técnica e psicologicamente sobre o que acontece nessa fase da vida, das gestantes e seus cônjuges, para uma gestação mais segura e saudável, proporcionando conhecimento e tranquilidade nos primeiros cuidados com o recém-nascido. Dentre as iniciativas do programa está o Curso de Gestantes e Pais Grávidos que, desde 2005, é realizado em todas as unidades do Grupo Malwee, no Sul do Brasil.
 
Programa de Orientação Materno-Infantil
 
Com foco na saúde e bem-estar das grávidas, futuros papais e seus bebês, o Curso de Gestantes e Pais Grávidos é gratuito e ocorre duas vezes por ano em todas as unidades do Grupo Malwee em Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul o curso é realizado em parceria com o Hospital e Maternidade Jaraguá, grande apoiador e contribuinte nesse sucesso. Ao final de cada curso é realizada uma visita às dependências da Maternidade, para com o conhecimento do espaço, e como consequência, estarem mais tranquilas no momento da internação e parto. O Grupo Malwee também disponibiliza a todas as gestantes o pré-natal no ambulatório da empresa e presenteia os colaboradores com um brinde maternidade/paternidade, composto por uma bolsa e kit de roupas para recém-nascidos.
 
O curso é ministrado por diversos profissionais voluntários, como médicos obstetras, pediatras, odontopediatras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e profissional da polícia militar, que abordam temas que vão desde a gestação como alimentação, amamentação, vacinação, segurança, orientação postural nas atividades diárias, internação, parto, até os primeiros cuidados com o recém-nascido, sendo disponibilizado aos participantes, ao final do curso, material didático com todo conteúdo abordado.
 
“A gestação é um momento especial na vida de um casal, repleto de descobertas e dúvidas a respeito da chegada do bebê. Esse aprendizado proporciona segurança e bem-estar aos nossos colaboradores, agora responsáveis por uma nova vida”, explica a Gestora de Recursos Humanos do Grupo Malwee, Celice Fischer Finkbeiner.
 
Curso de gestantes
 
Anualmente, aproximadamente 225 pessoas participam do Curso de Gestantes do Grupo Malwee. Desde o início do curso, mais de 2.200 papais e mamães receberam orientações e acompanhamento. O Grupo Malwee proporciona este curso para o momento mais importante da família, contribuindo com a qualidade de vida tanto dos colaboradores quanto da comunidade em geral.
 
O colaborador Adriano José Demarchi e a sua esposa Daiane Helena Marquardt Demarchi, planejaram cada detalhe da gestação e estão felizes com a chegada do primeiro filho. Há 15 anos trabalhando na empresa, Adriano ressalta que se sentiu mais preparado para ser um bom pai depois de participar do curso. “Eu não conhecia muitas coisas, agora me sinto bem informado”, comentou. A esposa afirma que conseguiu esclarecer todas as dúvidas e obteve informações sobre assuntos que desconhecia. “Durante o curso consegui me decidir sobre qual tipo de parto realizar. Além disso, o esclarecimento da amamentação, alimentação na gestação e vacinação foi muito importante para nós”, comenta Daiane.
 
Resultados positivos
 
“A troca de experiências neste curso é muito rica e de grande auxílio, pois promove saúde e qualidade de vida através das informações, favorecendo, desde a gestação, um vínculo mais saudável e amoroso entre a mãe, pai e bebê, que serão mantidos por toda a vida”, destaca a coordenadora do projeto no Grupo Malwee, Silvia Volkmann Martins. Ela acompanha o Programa de Orientação Materno-Infantil há quase 20 anos, ou seja, desde o início das ações do programa e do processo de implantação do curso na empresa.
 
“Os pais ‘marinheiros de primeira viagem’, como eles mesmos dizem, me falam de suas dúvidas, que foram esclarecidas e seus depoimentos refletem a real importância das informações transmitidas pelos profissionais e o êxito do curso. A participação do casal traz um envolvimento maior. O pai compreende melhor as mudanças hormonais da mulher, de humor, por exemplo, e a esposa se sente mais apoiada. Juntos vão conhecendo as mudanças físicas e emocionais que acontecem e que vão fazer deste o momento mais especial já vivido”, destaca Silvia.
 
Ana Claudia Padilha Lersch, coordenadora do projeto no Hospital e Maternidade Jaraguá, e também palestrante do curso, conta que sentia a necessidade de colocar os profissionais de saúde mais próximos das gestantes e pais grávidos antes da chegada deles na maternidade para o atendimento ao nascimento, tornando este contato menos hostil e mais humano, mais próximo, mais acolhedor. O nascimento de um filho é como uma sementinha plantada. Regadas com amor, carinho, educação, trará benefícios para seu pleno desenvolvimento. Com isso teremos futuras gerações mais saudáveis, aumentando o vínculo familiar, relata Ana Claudia.
 
Todo esse cuidado e atenção com as pessoas refletem diretamente na satisfação e no bem estar dos colaboradores, e os incontáveis benefícios de nascer bem aos novos brasileirinhos e brasileirinhas. Desta forma a empresa gera também cidadãos mais comprometidos com a educação e saúde de seus filhos, aumentando e melhorando também o desenvolvimento pessoal e profissional destes indivíduos.
 
Sobre o Grupo Malwee
Com 47 anos de existência e aproximadamente 12 mil colaboradores, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Brasileirinhos, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Liberta, Zig Zig Zaa e Mercatto. Destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima, ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. O Grupo conta com nove unidades fabris, 40 mil pontos de vendas multimarcas e mais de 350 lojas monomarca.

 

Comentários