A Hora do Planeta é a maior mobilização do mundo para a conscientização sobre as mudanças climáticas e para a preservação da vida na Terra, e já faz parte da agenda global desde 2007. 

O grande objetivo do movimento é promover a sensibilização da sociedade, fazendo com que as pessoas demonstrem seu amor e seu compromisso com o planeta apagando as luzes durante 60 minutos. 

#ConectadosNoPlaneta, trouxemos aqui as dicas da WWF Brasil para contribuirmos com a redução dos impactos das mudanças climáticas no mundo. Confira quais são os quatro hábitos simples (porém essenciais) e adote-os em seu dia a dia:

1. Produza menos lixo

Evite comprar produtos com muitas embalagens e sempre recicle o que for possível. A decomposição do lixo libera CO₂ e metano, gases que contribuem para o efeito estufa. Em um sistema de decomposição mais ideal, esses gases são aprisionados e utilizados para produzir eletricidade. Inspire-se com as dicas de Cristal Muniz

2. Vá de transporte público

A queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte é a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa nas cidades. Assim, utilizar transporte coletivo contribui para amenizar a emissão desses poluentes, além de diminuir os congestionamentos e otimizar o tempo de todos.

3. Consuma produtos locais

Produtos produzidos localmente não necessitam ser transportados a longas distâncias e, portanto, dispensam as emissões de gases do efeito estufa que os caminhões geram ao rodar centenas e centenas de quilômetros carregando mercadorias.

4. Modere no ar-condicionado

Ares-condicionados liberam gases do tipo HFC, mais potentes que o CO₂ quando se trata de prender os gases do efeito estufa na atmosfera. Ou seja, ao mesmo tempo em que resfriam o interior de ambientes, contribuem para aumentar a temperatura no exterior.

Continue nos acompanhando e, na próxima publicação, conheça o que o Grupo já faz para proteger o planeta!  

Comentários