Você sabia que organizar suas roupas pode ser um primeiro passo para ter uma relação mais sustentável com a moda? Isso porque, quando temos as peças organizadas e à vista, conseguimos avaliar com mais clareza como estamos consumindo. 

Se não desapegamos das peças antigas, se compramos muitas peças novas ou mesmo se estamos cuidando mal das nossas roupas: tudo isso vem à tona quando mexemos em nosso armário.

Pensando nisso, buscamos inspiração na autora do livro “A Mágica da Arrumação”, Marie Kondo, para fazermos um passo a passo da arrumação. Ela é uma das referências quando o assunto é minimalismo, um estilo de vida que busca consumir e descartar cada vez menos (já te ensinamos a montar um guarda-roupas minimalista aqui!)

Segundo Marie, é importante nos conectarmos com as peças enquanto arrumamos, para mantermos apenas aquilo que “nos traz alegria”, assim é mais fácil desapegar do que não te deixa genuinamente feliz. 

Passo 1 - Selecione
Para selecionar é preciso desengavetar tudo. Junte suas roupas em um grande bolo. Isso te ajudará a ter uma idéia de quantas peças você tem. Agora, pegue peça por peça e selecione o que vai desapegar e o que quer manter. Lembre-se de manter apenas o que te traz alegria!

Passo 2 - Categorize
Acredite, o mais difícil já passou! Agora que escolheu o que vai ficar, separe as peças por categoria: blusas, calças, camisetas, vestidos…O ideal é que as peças iguais fiquem juntas, sempre. Aproveite esse processo para ver se ainda consegue desapegar de mais alguma coisa.

Passo 3 - Guarde
De acordo com o método da Marie, não se trata apenas de colocar um objeto em um lugar qualquer. Guardar consiste em encontrar o melhor lugar para colocar aquela peça, de modo que ela fique o mais visível possível. É terminantemente proibido empilhar ou amontoar, em vez disso, procure dobrar as peças para criar uma “biblioteca de roupas”.
Também é importante pensar na praticidade: não esconda aquilo que usa com frequência -se possível, não esconda nada! Ah, e não invente de comprar caixas, a intenção é deixar as coisas à mostra para consumir menos e lembrar-se sempre dos itens que tem!

Passo 4 - Mantenha
Pronto! Agora que a casa está arrumadinha, mantenha! Retorne as coisas para os devidos lugares depois de usar e tente fazer novas sessões de organização sempre que necessário.

Comentários