O Grupo Malwee está a menos de um mês de completar 50 anos de história e o alcance, com antecedência, de três metas do Plano de Sustentabilidade 2020 está entre as comemorações da companhia. Uma das indicações da conquista é a de que a empresa está no caminho para fortalecer o papel da moda como agente de transformação da sociedade e do planeta, construindo uma cadeia de valor voltada à ética, à transparência e à sustentabilidade.
 
As iniciativas do Plano 2020 abrangem cinco frentes da cadeia de valor do Grupo: 1. Desenvolvimento de Produto; 2. Fornecedores; 3. Processos Têxteis; 4. Varejo; e 5. Uso e Pós Uso dos Produtos. Para cada uma delas, foram traçados objetivos e metas para serem alcançadas até o ano de 2020.
 
Em 2017, contudo, os esforços da companhia e os investimentos em processos limpos e inovadores, permitiram ao Grupo atingir metas importantes nas frentes de Fornecedores e Processos Têxteis.
 
Em relação à frente Fornecedores, por meio do Programa de Auditorias, a companhia atingiu a meta de 100% de fornecedores ativos auditados. Na frente de Processos Têxteis, a substituição da caldeira de Gás Natural (GN), considerada a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa (GEE), por uma fonte de biomassa (cavaco de madeira), possibilitou a redução de 77% das emissões totais de GEE pela empresa. 57% acima da meta estipulada.
 
Outra conquista importante foi a redução de 40% na geração de resíduos sólidos por peça produzida. Além das melhorias implementadas no processo de corte da companhia, para diminuir a quantidade de retalhos gerados e a transformação destes resíduos em subproduto para outras indústrias, o calor gerado pela caldeira de biomassa foi direcionado para secar o lodo proveniente do tratamento de efluentes, diminuindo seu teor de umidade e, consequentemente, seu volume.
 
Como divulgado no Dia do Meio Ambiente, o Grupo recicla 100% dos resíduos de malha e foi pioneiro no lançamento de coleções confeccionadas com malhas compostas de algodão desfibrado, feito a partir dos retalhos do processo produtivo.
 
O Plano de Sustentabilidade 2020 é um documento público que direciona e orienta as ações e decisões do Grupo Malwee ao longo dos próximos anos. Ainda existem metas a cumprir, mas a companhia permanece confiante no desenvolvimento de produtos de moda orientados para sustentabilidade, reduzindo continuamente o impacto socioambiental e promovendo o consumo consciente, por meio de dicas de estilo e customização que possibilitem maior versatilidade do produto, e guias de cuidados e alternativas de pequenos reparos visando a conservação e a durabilidade das peças.
 
Em breve novo relatório de sustentabilidade estará disponível para download. Continue acompanhando as próximas ações do Grupo por aqui e por meio de seus perfis online
 

 

Comentários