Na última publicação, trouxemos orientações para higienizar e guardar as roupas de couro com o objetivo de ampliar a vida útil dessas peças. Neste post, confira dicas para cuidar bem das roupas de tricô: grandes aliadas dos looks de inverno, tanto no quesito conforto, quanto no quesito estilo. 

As peças produzidas com o material são extremamente delicadas, por isso, confira as melhores técnicas de lavagem e secagem para conservá-las por vários invernos. 

1. Como lavar peças de tricô

O mais recomendado é lavar as peças de tricô à mão. O ideal é deixá-las de molho com sabão de coco e em água à temperatura ambiente, para não encolherem. Nas partes sujas, dê apertadinhas de leve. Enxágue e repita a operação no molho com amaciante. Caso não tenha tempo e precise recorrer à máquina de lavar, escolha a opção de lavagem para roupas delicadas e insira as peças do avesso, para evitar a formação de bolinhas. 

2. Como secar peças de tricô

Depois de lavar, nunca coloque a peça molhada direto no varal, pois ela pode deformar. É errado também utilizar a secadora, que contribui para o encolhimento da roupa. Pressione-a suavemente para retirar o excesso de água e estenda-a sobre uma toalha em uma superfície horizontal.

3. Como guardar peças de tricô 

Assim como as roupas de couro, os tricôs devem ser guardados em sacos de TNT (de preferência preto). O material ajuda a conservar a cor original das peças e a evitar a formação de bolinhas resultantes do contato com outras roupas. Nunca guarde as peças penduradas em cabides. Dobre-as e mantenha-as em gavetas e/ou prateleiras bem arejadas. 

4. Cuidados extras 

- Caso precise desengomar uma peça de tricô, não encoste o ferro de passar na roupa. Só o vapor que o ferro libera já é suficiente para desamassar a região. Outra opção é proteger a roupa com telas especiais anti-brilho. 

- Para remover as bolinhas e fiapos das peças de tricô e deixá-las com aparência nova, uma técnica simples e eficiente é enrolar fita crepe nas mãos e passar delicadamente na malha.

- Se o seu tricô estiver encolhido, é possível colocá-lo de molho em água morna com um pouquinho de condicionador por 10 min. Ao retirar o excesso de água da peça e colocá-la para secar sobre uma superfície horizontal, dê leves puxadinhas na malha para que ela retorne ao tamanho original enquanto estiver úmida. 

Sim, é possível deixar seu tricô sempre novo e bem cuidado! Siga as orientações, fique atento também às instruções presentes nas etiquetas das peças e, no frio, use e abuse do conforto, sempre com muito estilo! 

Comentários