Na terceira publicação sobre cuidados com as roupas, traremos dicas para conservar as peças estampadas. Antes mais numerosas nos guarda-roupas de crianças e adolescentes, as roupas com estampa ganham espaço cada vez maior nos armários de adultos e estão em alta, compondo looks confortáveis e Sport Chic.

Sejam frases ou desenhos, as peças estampadas revelam a personalidade de quem as veste e garantem um visual cheio de atitude: elegante e sofisticado, para situações mais formais; despojado, alegre e casual, para eventos do dia a dia. 

Sabendo que a moda é uma forma de expressão, as roupas estampadas se destacam no universo fashion e desempenham muito bem esse papel. Para conservar bem as suas, confira as dicas abaixo e faça com que elas permaneçam novas por muitas e muitas ocasiões.  

1. Como lavar peças estampadas 

Para lavar peças com estampas, o ideal é deixá-las sozinhas de molho, em água fria, com sabão suave e do lado avesso, evitando encolhimento, rachaduras na estampa e desbotamento das cores. Após alguns minutos (até 10 min), esfregue delicadamente as partes mais sujas. Antes de levá-las para secar, torça as peças com cuidado e não coloque muita força nas regiões das estampas. 

2. Como secar peças estampadas 

Por mais que a tentação seja colocar as peças estampadas ainda úmidas na secadora, evite utilizar a máquina para esse fim e prefira pendurá-las no varal. Deixando as roupas secarem naturalmente, você evita o desbotamento, encolhimento e o aparecimento de bolinhas. Outra recomendação é não deixar as peças secarem diretamente ao sol, pois a luminosidade pode desbotar a estampa mais rápido.

3. Como guardar peças estampadas

Ao guardar as peças estampadas, evite formar as dobras sobre as regiões com estampas, para que não fiquem marcadas. Leve em consideração também o tipo de tecido: peças estampadas com tecidos mais pesados não devem ser penduradas em cabides. Tecidos mais firmes, que amassam facilmente, devem ser colocados nos cabides. 

4. Cuidados extras 

Caso uma peça estampada precise ser passada antes de ser utilizada novamente, vire-a do avesso para que a estampa não seja danificada pelo calor do ferro e, caso julgue necessário, utilize um pano por cima. Siga as indicações de temperatura presentes nas etiquetas das roupas.  

Cuidado com produtos que contenham alvejantes. Eles são extremamente agressivos para tecidos coloridos, estampados ou com aplicação de bordados. 

Tem mais dúvidas? Mande pra gente e acompanhe outras dicas para manter as roupas novas por mais tempo em nossas redes sociais

Comentários