Nós acreditamos que a relação do consumidor com a moda também é baseada no afeto. Cada peça reforça nosso estilo e fortalece nossa identidade. Além disso, quando vestimos uma roupa que valoriza nosso visual, nossa autoestima aumenta e todo o resto fica bem! Você sabe do que estamos falando, certo?  

Como dizem por aí, quem ama, cuida! Por isso, devemos tomar algumas precauções para conservar nossas roupas, evitar o descarte excessivo e, ainda, economizar dinheiro. Consumir de forma consciente é ser sustentável!

Pensando nisso, reunimos aqui 24 dicas fundamentais para que suas roupas durem mais e você sinta o prazer de vesti-las como se fosse sempre a primeira vez. Principalmente quando elas são essenciais para compor o seu look!

Confira as dicas e compartilhe-as com os amigos!

Na hora de lavar 

1. Siga as instruções de lavagem descritas nas etiquetas.
2. Antes de colocar as roupas na máquina, dissolva completamente o sabão em pó ou detergente. (Não custa lembrar: nunca coloque uma roupa colorida junto a outras roupas de cores claras. Para otimizar o uso da água, após lavar suas roupas, libere a água da máquina em bacias e reutilize-a na lavagem de pisos, por exemplo). 
3. Se a roupa tiver apliques móveis, remova-os, evitando qualquer dano. Quando a roupa estiver seca, você pode inseri-los novamente. 
4. Uma técnica boa, sobretudo quando uma peça tem muitos detalhes, é lavá-la do avesso.
5. Na primeira lavagem a peça pode soltar tinta. Por isso, é recomendável lavá-la separadamente.
6. O mesmo vale para malhas felpudas, mas, neste caso, mantê-las separadas das demais é necessário para que não peguem fiapos.
7. Lave sempre em água fria.
8. Enxágue bem para remover todo o sabão ou detergente da peça. Qualquer resíduo pode causar manchas.
9. Lave à mão as peças mais delicadas, como tricôs.
10. Não utilize água sanitária ou qualquer outro produto clorado em roupas de algodão ou viscose para evitar manchas.
11. Não use recipientes de ferro, cobre ou latão.
12. Não torça a roupa, apenas pressione suavemente.

Na hora de secar

13. Seque sua roupa à sombra e em local bem arejado. Evite o sol, pois desbota as peças, especialmente as coloridas.
14. Para evitar deformação, o ideal é secá-las na posição horizontal. Se penduradas, evite o uso de prendedor.
 
Na hora de passar
 
15. Separe a roupa conforme as instruções da etiqueta e comece a passar com a temperatura mais baixa.
16. Ao mudar de uma temperatura alta para outra mais baixa, aguarde alguns minutos.
17. Evite utilizar ferro de passar diretamente sobre as peças, especialmente as de cores preta, marinho e vermelho, pois poderá deixar marcas de brilho. Para evitar qualquer dano, utilize um pano fino de algodão sobre a peça.
18. Em caso de estampas, o ideal é passá-las do lado avesso, principalmente se forem emborrachadas pois e a temperatura do ferro pode danificar o material.
 
No guarda-roupa
 
19. Guarde sua roupa em local protegido da luz para preservar suas cores originais.
20. Periodicamente, abra as portas de seu armário para uma boa ventilação, evitando o aparecimento de mofo e mau cheiro. 
21. Algumas peças marcam facilmente quando dobrados (como o couro). Use cabides nesses casos.
22. Roupas de lã, algodão, linho e tecidos acrílicos podem ser embaladas a vácuo. As fibras desses tecidos são mais resistentes e não quebram.
 
Outras dicas
 
23. Evite usar perfumes e desodorantes diretamente nas roupas. Esses produtos podem manchar e até danificar alguns tipos de tecidos.
24. Para retirar os fiapos e as bolinhas que se formam nas malhas, a melhor alternativa é enrolar na mão, nos dedos ou em uma escova tipo cone uma fita adesiva com o lado colante para fora e passar várias vezes sobre a peça.

Comentários