O principal fator que influencia no tempo de duração de uma peça de roupa é a forma como ela é cuidada. Quando falamos de estilo, para evitar gastos desnecessários e o descarte excessivo, adotando um consumo cada vez mais consciente, o ideal é ficar atento às questões que contribuem para a boa conservação das roupas. 

Anteriormente, trouxemos aqui uma lista com 24 dicas para fazer com que as peças de roupas durem mais. Nesta publicação, porém, focaremos nos cinco principais pontos de atenção para aumentar a vida útil das roupas. Confira quais são eles e tenha o prazer de vestir aquilo que gosta como se fosse sempre a primeira vez!

1. Nunca ignore as instruções das etiquetas
Mesmo em tamanhos menores, as etiquetas estão presentes nas roupas para instruir o usuário sobre o que pode e o que não pode ser feito com as peças, sobretudo na hora de lavar, secar e passar. Para entender o que cada símbolo na etiqueta representa, deixamos à disposição um guia com o significado de cada imagem (clique aqui para conferir).

2. Nunca deixe as manchas para depois
Assim que cair qualquer bebida, gordura, tinta ou molho nas roupas, não espere chegar em casa para limpar. Utilize um guardanapo ou paninho limpo para secar a superfície. Quanto menos tempo as peças ficarem em contato com a sujeira, mais fácil será a remoção da mancha. Caso tenha por perto detergentes incolores ou vinagre branco, aplique uma gotinha sobre a sujeira e, quando chegar em casa, deixe a peça de molho antes de esfregar o local manchado. Nesse processo, é importante pesquisar quais produtos são ideais para remover manchas específicas.  

3. Nunca esqueça a peça de molho
Antes de esfregar as roupas ou colocá-las na máquina, recomenda-se deixá-las de molho para que qualquer sujeirinha seja removida com mais facilidade. Contudo, deixar as roupas de molho por mais que duas horas não é indicado. Depois desse tempo, os produtos já não fazem mais efeito e a sujeira que saiu da roupa traz mau cheiro. Tire sempre um tempinho para cuidar da lavagem de suas peças. Esquecê-las de molho pode desgastá-las mais rápido. 

4. Nunca estenda a peça de qualquer jeito 
Na hora de colocar as roupas para secar, estendê-las da maneira certa faz com que as fibras do tecido não fiquem deformadas. Tricôs, por exemplo, são mais pesados e nunca devem ser colocados para secar na vertical. Peças coloridas e/ou estampadas devem ser estendidas em local com baixa incidência de luz solar, para não ficarem desbotadas mais rápido. Dê preferência também aos prendedores que não marcam as peças. 

5. Nunca lave demais as roupas  
Essa recomendação é derivada da terceira. Quanto mais uma peça é lavada, mais rápido ela perde suas propriedades originais. Assim, lave as roupas quando for realmente necessário. Peças que não estão muito sujas, ao contrário de serem lavadas por inteiro, podem receber borrifos de uma mistura de água morna, uma colher de amaciante e uma colher de bicarbonato de sódio.

Gostou das dicas? Tem recomendações bacanas para compartilhar com a gente? 

Siga esses passos e veja suas peças durarem cada vez mais!

Comentários