Uma das melhores formas de não esquecer uma combinação que deu certo é registrar os looks do dia a dia e montar uma pasta de imagens com os melhores visuais. Assim, além de manter viva sua criatividade, você memoriza as peças que possui no guarda-roupa, economiza e aprende a combiná-las de maneiras diferentes.  

Melhor ainda: o que acha de formar um grupo de troca de looks e ideias com os amigos e criar uma corrente super positiva da moda?! Quanto mais você compartilhar, mais inspiração você também terá.

Então, para colocar esse exercício em prática, que tal conferir algumas dicas para usar a câmera a seu favor, registrar os looks do dia a dia como um profissional de fotografia e garantir selfies impecáveis?  

1. Distância e posição da câmera

Fotos no espelho, apesar de funcionarem muito bem na hora de fotografar um visual, não permitem total exposição da combinação e movimentação do corpo. Um braço e uma mão ficarão sempre na frente de uma peças e regiões do corpo. Para reduzir essa intervenção e ganhar liberdade na hora de posar e destacar o look, experimente posicionar o celular (ou a câmera fotográfica) sobre uma superfície mais elevada (como uma mesa ou prateleira) e apoiá-lo(a) na parede. No visor, você pode ensaiar o melhor ângulo e, quando estiver pronto, programar o temporizador e aguardar o “flash”. Quando já tiver se acostumado com a distância e altura da câmera para fotografar o corpo inteiro, comece a utilizar a câmera traseira de seu dispositivo, que proporciona maior qualidade às imagens capturadas.  

2. Luz

Além da distância da câmera, outro fator que deve ser levado em consideração na hora de fazer uma boa foto é a luz. O ideal é se posicionar contra a iluminação natural de uma janela, ou recorrer à fonte de uma luminária. Ter a luz contra você ajuda a tornar a pele mais brilhante, realça cores e traz mais qualidade ao registro. Com a câmera posicionada à sua frente, mova-se pelo espaço iluminado e avalie a melhor incidência para a sua fotografia. Se preciso, ajuste a câmera junto com você. Para muitos fotógrafos, as melhores luzes são aquelas bem do início da manhã e do final da tarde, mais suaves e conhecidas como Golden Hours

3. Fundo

Para a escolha de um bom fundo, é importante definir qual será o foco. No caso dos looks, eles são os grandes protagonistas da imagem. Por isso, o mais recomendado é identificar paredes lisas, sem móveis ou outros objetos, e explorar o contraste. Combinações com cores fortes e bem definidas podem vir à frente de um fundo mais claro, por exemplo. Inspire-se com imagens da rede e cuide para que os destaques sejam você e aquilo que está vestindo. 

4. Filtro

Os filtros ajudam a caracterizar estilos. Descubra o seu e aposte naqueles que garantam o resultado esperado em suas fotos: aquecimento, escurecimento, tons de azul e/ou magenta etc. Busque sempre referências e tenha como aliados os recursos de edição de fotografias. 

Depois de fotografar, lembre-se sempre de fazer uma seleção dos melhores registros e organize-os para encontrá-los com facilidade. Gostou do look? Dá um flash! E espalhe seu #lookdodia por aí! 

Comentários