Fornecedores

O desempenho de uma empresa está diretamente relacionado ao
desempenho de seus fornecedores

Desta forma, para atingir os objetivos deste plano, é indispensável o engajamento dos fornecedores do Grupo Malwee.

Para o engajamento deste público de relacionamento tão importante, o

Grupo Malwee compartilha suas diretrizes socioambientais, promove o comprometimento dos fornecedores neste processo, desenvolvendo padrões, auditando, medindo resultados e construindo parcerias sólidas em prol do desenvolvimento sustentável.

Objetivos

Todos os fornecedores do Grupo Malwee avaliados quanto aos critérios de sustentabilidade, fortalecendo parcerias e promovendo projetos para melhorar o desempenho socioambiental da cadeia.

Metas 2020:

1) 100% dos fornecedores do Grupo Malwee avaliados.

2) 100% das facções certificadas ABVTEX.

3) 100% dos fornecedores ativos auditados.

Ações

Código de Ética

O Código de ética para fornecedores implantado em 2013 com objetivo de estabelecer os mesmos padrões de respeito ao trabalhador e ao meio ambiente, além de fomentar e incentivar ações em prol do desenvolvimento sustentável em todos os fornecedores envolvidos na cadeia de valor. O código de ética é revisado ou validado anualmente pela áreas de sustentabilidade e negócios. É solicitado a todo e qualquer fornecedor do Grupo Malwee que assine o código de ética e esteja alinhado com os princípios descritos no mesmo, que por sua vez abordam as áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, trabalho infantil, respeito às pessoas, preservação, entre outros. Baixar versão em português | Baixar versão em inglês.

Moda Livre

O aplicativo é uma iniciativa da ONG Repórter Brasil, uma instituição especializada em pesquisa e jornalismo voltada aos direitos trabalhistas e, por isso acompanha a atuação da produção têxtil nacional. Esse aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iPhone e apresenta as principais ações de marcas e varejistas para evitar que as peças vendidas sejam produzidas por trabalho escravo. Para participar, respondemos um questionário padrão que avalia os seguintes critérios: Políticas: compromissos assumidos pelas empresas para combater o trabalho escravo na sua cadeia de fornecimento; Monitoramento: medidas adotadas pelas empresas para fiscalizar seus fornecedores de roupa; Transparência: ações tomadas pelas empresas para comunicar a seus clientes o que vêm fazendo para monitorar fornecedores e combater o trabalho escravo; Histórico: resumo do envolvimento das empresas em casos de trabalho escravo, segundo o governo. As respostas à essas perguntas geram uma pontuação, que é utilizada para classificar as empresas em três categorias de cores: verde, amarelo e vermelho. O Grupo Malwee recebeu o selo verde, comprovando o nosso compromisso com o respeito às pessoas e validando nossos esforços em estabelecer políticas e realizar o monitoramento de processos, garantindo condições de trabalho dignas para todos os nossos parceiros. Saiba mais sobre o aplicativo.

Programa de Parceiros Estratégicos

O PPE - Programa de Parceiros Estratégicos é uma ferramenta de qualificação do fornecedor do Grupo Malwee, que contempla um conjunto estratégico de indicadores, com a função de ressaltar, dentro dos requisitos avaliados, quais atividades estão sendo desempenhadas e quais apresentam possibilidades de melhoria.

Objetivo:

O Programa foi criado no Grupo Malwee em 2017 com o objetivo de estreitar o relacionamento, valorizar a parceria e evidenciar diferenciais do parceiro.

Estrutura do Programa

O Programa está estruturado em critérios de avaliação. Cada critério terá seus requisitos que contemplam indicadores de performance com notas de 0 a 5.:

Critérios

Requisitos verificados

Objetivo

Sustentabilidade

  • Aceite ao Código de Ética de Fornecedores;
  • Requisitos legais ambientais;
  • Certificações voltadas ao processo/produto fornecido (Oeko Tex, BCI, Bluesign, ABVTEX, etc).

Garantir a conduta ética e práticas sustentáveis

Qualidade

  • Índice de devolução de material;
  • Uso material com restrição;
  • Notificações ao fornecedor;
  • Número de não conformidades;
  • Suporte técnico.

Controlar e Evidenciar problemas de não conformidade dos produtos entregues

Negociação

  • Comportamento nas negociações;
  • Prazo médio de pagamento;
  • Taxa de juros;
  • Proatividade.

Analisar cenários econômicos, boas práticas comerciais e criar a visão mais ampla de mercado

OTIF

(On Time in Full)

 

Índice de entrega completa e no prazo

Controlar e mensurar a pontualidade das entregas e quantidade de divergências encontradas em notas fiscais

Transparência

  • Índice cost break down;
  • Lista dos principais clientes;
  • Lista dos principais fornecedores;
  • Participação do Grupo Malwee na carteira do fornecedor.

Estreitar o relacionamento com o fornecedor, trazendo mais abertura e clareza nas negociações

Perfil de Análise de Risco

  • Situação financeira;
  • Ética comercial;
  • Certidões de regularidade (INSS, FGTS);
  • Tempo de atuação.

Identificar possíveis riscos em relação ao fornecimento futuro do fornecedor

 

O programa abrange os 5 segmentos de matéria-prima do grupo Malwee:

  • Aviamentos
  • Embalagens
  • Fios
  • Químicos
  • Tecidos

Processo de avaliação

  • O Programa tem a duração de 12 meses;
  • A apuração e divulgação dos indicadores será mensal;
  • São realizadas reuniões de QBR (Quartely Business Review) para apresentação dos resultados e alinhamento do plano de ação.

Classificação

Os fornecedores serão classificados de acordo com a média ponderada anual (de 0 a 5) dos indicadores de performance da seguinte forma:

 

#@!img src="http://grupomalwee.s3.amazonaws.com/uploads/midias/original/1828.jpg" style="width: 590px; height: 157px;" />

Piloto

O Programa foi criado com apenas um fornecedor por segmento na qual foram convidados a participar do Programa piloto. Os convidados ao piloto foram:

  • Fios: KURASHIKI DO BRASIL TEXTIL LTDA
  • Aviamentos: ELLOTEX DESIGN LTDA.
  • Químicos: ERCA INDUSTRIA E COMERCIO DE PRO.QUIM. LTDA
  • Tecidos: VICUNHA TEXTIL S/A.
  • Embalagens: SERVIPLAS IND.E COM.DE PLASTICOS LTDA

Na fase piloto do PPE, os 5 fornecedores selecionados representam juntos 2,0 % do total de fornecedores de Matéria-prima do Grupo Malwee e 21% em faturamento (R$). Em 2018 este número será expandido para 25 fornecedores, que representarão 9% do total de fornecedores diretos e 62% em faturamento (R$).

A seguir apresentamos os resultados do 1º ano do PPE, os resultados compreendem o período de avaliação de JAN a DEZ de 2017 e evidenciam, de forma agrupada, a evolução da nota 3,4 (1° TRI/17) para 3,9 (4° TRI/17).

#@!img src="http://grupomalwee.s3.amazonaws.com/uploads/midias/original/1829.jpg" style="width: 590px; height: 262px;" />

Clique aqui para baixar a planilha completa com os dados dos fornecedores e a pontuação mensal (atualizada em DEZ/2017, com revisão anual).

 

Gestão da Cadeia de Fornecedores do Grupo Malwee

No Grupo Malwee, buscamos ser referência de mercado, promovendo o comprometimento dos fornecedores com nossas diretrizes socioambientais e construindo parcerias sólidas em prol do desenvolvimento sustentável.

Apesar de possuirmos uma extensa cadeia de produção própria que vai desde a produção da malha, passando pelo beneficiamento, confecção, acabamento e venda direta no varejo, a contratação de empresas especializadas em confecção (ou mesmo de compra de produtos prontos, outsourcing) é inevitável e recebe atenção especial.

O programa de fornecedores do Grupo Malwee contempla desenvolvimento de fornecedores (PPE-Programa de Parceiros Estratégicos), auditorias, certificações e outros controles específicos conforme cada operação. Conforme dados de Dezembro de 2017, a produção do Grupo Malwee está dividida da seguinte forma abaixo:

#@!img src="http://grupomalwee.s3.amazonaws.com/uploads/midias/original/1831.jpg" />

Entre todas as categorias de fornecimento, as facções (prestadores de serviço de confecção) e o outsourcing nacional (fornecedores de produtos prontos) possuem grande importância em nossas operações e, por este motivo, são acompanhados pelo Programa de Gestão da Cadeia de Fornecedores, composto pelo Código de Ética, certificações, auditorias internas anuais, inspeções mensais e controle de documentação.

Para admissão e manutenção de fornecedores, levamos em conta a Política de Subcontratação do Grupo Malwee que pode ser encontrada aqui. Os critérios são classificados em R-Reprobatório, I-Imprescindível, N-Necessário ou D-Desejável, conforme a criticidade de cada aspecto avaliado.

O Grupo Malwee não é signatário ABVTEX, portanto, não exige que os fornecedores sejam certificados ABVTEX. Porém, este critério é considerado “D-Desejável” na seleção de novos fornecedores e trabalhamos para que este índice aumente já que possuímos meta de 100% dos fornecedores certificados ABVTEX até o ano de 2020, conforme Plano de Sustentabilidade 2020.

Os fornecedores que não possuem certificação ABVTEX passam anualmente por auditorias surpresa do Grupo Malwee consideram os mesmos critérios da certificação ABVTEX. Em adição a auditoria anual são realizadas inspeções mensais pela equipe de prestação de serviços onde são avaliados os critérios considerados mais críticos.

Atualmente (jun/2017), 39% dos nossos fornecedores de facções (costura malha/tecido/jeans, acabamento, bordado, lavanderia) que representam os Tiers 1 e 2 são certificados ABVTEX e a lista com os dados públicos destes fornecedores pode ser encontrada aqui (atualizada em Jun/2017, com revisão mensal). A certificação ABVTEX é obtida após aprovação em auditoria anual não anunciada pelas empresas de certificação credenciadas do programa da ABVTEX. A nota média destes fornecedores conforme última auditoria de certificação foi de 99,3.

Todos os fornecedores (100%) possuem sindicatos independentes, eleitos de forma democrática e contam com a cobertura de acordos de negociação coletiva.

Para maiores informações sobre o tema você pode contatar os seguintes representantes do Grupo Malwee:

Sustentabilidade (Direitos Humanos e Meio Ambiente):

Fornecedores (Lista de Fornecedores)