Institucional

O olhar institucional é voltado para a busca de parcerias e associações que tragam soluções e experiências para o crescimento do conceito de sustentabilidade e atuação ao longo da cadeia de valor na busca de resultados em prol da coletividade.

O Grupo Malwee entende que a sua participação em grupos de discussão sobre o tema sustentabilidade traz oportunidades de construção de uma cadeia de valor mais sustentável por meio da troca de conhecimento e experiências entre os seus participantes. Acredita que assim, faz parte de um grupo maior e, por consequência, com maior poder de transformação na busca de um objetivo comum.

Seus objetivos de participação são de aprendizagem e colaboração,

permitindo que o Grupo Malwee se associe a diversas instituições.

O Grupo também participa de premiações que reconhecem as empresas e suas inciativas em prol do desenvolvimento sustentável – econômico, ambiental e social – pois acredita que pode aprender com outros participantes através do conhecimento de suas iniciativas e validar ou reconhecer os esforços que a empresa e seus colaboradores têm realizado na busca deste objetivo.

Relatório GRI

O GRI (Global Reporting Iniciative) é uma organização internacional independente que auxilia negócios, governos e outras instituições a entender e comunicar os impactos do negócio em relação à critérios de sustentabilidade, tais como mudanças climáticas, direitos humanos, corrupção, entre outros. Para elaboração do relatório, as empresas seguem uma metodologia pré-estabelecida pelo GRI e decidem juntamente com os seus stakeholders o que é importante para eles que a empresa comunique sobre sustentabilidade. Vários são os benefícios que podem ser identificados na elaboração e divulgação do relatório de sustentabilidade, tais como aumentar o conhecimento sobre riscos e oportunidades relacionadas ao tema e a demonstração de como a organização influencia e é influenciada com relação ao desenvolvimento sustentável. O Grupo Malwee publicou o seu primeiro relatório de sustentabilidade conforme diretrizes do GRI em 2016, apresentando as nossas ações e os resultados obtidos com relação ao ano base de 2015 e, para garantir a qualidade do relatório, solicitou validação da materialidade cosntruída pela empresa ao GRI, o qual aprovou sem recomendações, assim como contratou a asseguração da KPMG. Confira o relatório do GRI. Se quiser saber mais sobre a iniciativa GRI acesse o site do GRI

SAC

O SAC (Sustainable Appareal Coalition) é a principal aliança de organizações para a sustentabilidade no sistema produtivo de indústrias têxteis e calçadistas no mundo. O Grupo Malwee se associou a esta aliança para poder compartilhar experiênicas e participar do desenvolvimento de soluções para os principais problemas de sustentabilidade do setor têxtil. O foco de atuação da aliança é a construção do Higg Index, que é uma plataforma online de monitoramente e benchmarking voltada à cadeia têxtil, cujo objetivo é fazer com que todos os stakeholders entendam os impactos ambientais e sociais de produzir e vender os produtos da organização a que estão relacionados. A forma de medir a melhora do desempenho dos membros é por meio de questionários específicos em plataforma integrada, o prório Higg Index, que permite que o membro faça comparações entre o seu desempenho e o dos associados e seu fornecedores, facilitando avaliação e a identificação de potenciais de melhoria relacionado à aspectos sociais e ambientais da indústria têxtil e calçadista. A aliança conduz também uma série de projetos relacionados a temas como medição do impacto ambiental dos produtos, auditorias, comunicação com consumidor. Assim, desenvolvem iniciativas sustentáveis de sucesso através do acesso à melhores práticas e estabelecem uma rede confiável de indústrias e especialistas. Link do SAC.

Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o intuito de mobilizar a comunidade empresarial internacional na adoção de práticas de negócios e ações que se reflitam em 10 princípios, sendo 2 relacionados à Direitos Humanos (Respeitar e proteger os direitos humanos e Impedir violações de direitos humanos), 4 relacionados aos Princípios de Direitos do Trabalho (Apoiar a liberdade de associação no trabalho, Abolir o trabalho forçado, Abolir o trabalho infantil e Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho); 3 relacionados aos Princípios de Proteção Ambiental (Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais, Promover a responsabilidade ambiental e Encorajar tecnologias que não agridam o meio ambiente), e 1 relacionado aos Princípios contra a Corrupção (Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina). Para aderir, as empresas devem redigir uma carta a ser assinada pelo Presidente Executivo ou pelo Conselho de Administração, ratificando seu apoio à implementação dos 10 princípios, que deve ser anexada ao formulário online de signação. Atualmente, mais de 8300 organizações fazem parte do Pacto Global no mundo todo, e para garantir que o compromisso seja público e transparente, anualmente as empresas publicam um relatório chamado COP (Communication of Progress) sobre os progressos obtidos na implementação desses princípios. Saiba mais sobre o Pacto Global Brasil.

Escritório Sustentável

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações com o intuito de incentivar a realização dos projetos, obra e operação das edificações com foco na sustentabilidade de suas atuações. Atualmente, é utilizada em 143 países e possui 7 dimensões de avaliação: espaço sustentável, eficiência no uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e créditos de prioridade regional. Para o novo escritório de São Paulo, o Grupo Malwee buscou a certificação na categoria Interiores Comerciais, que reconhece escritórios de alto desempenho, que por possuírem ambientes internos mais saudáveis, auxiliam no aumento de produtividade de seus ocupantes. Ambientes certificados possuem menores custos de operação e manutenção, além da reduzirem sua pegada ecológica. Saiba mais sobre as ações que foram realizadas para transformar o escritório em um ambiente sustentável. Saiba mais sobre a LEED