Pessoas

É certo que o desenvolvimento ocorre pelas pessoas e
para as pessoas.

Por isso, o Grupo Malwee acredita que o comprometimento dos públicos que atuam em sua cadeia de valor é fundamental para o processo de transformação e engajamento de outros públicos a fim de desenvolver uma sociedade mais consciente, justa e com recursos naturais para todos.

O processo de transformação deve ter início com a mudança da visão individualista para coletiva, reconhecendo que somos parte de um todo.

É com esta mudança de visão que ideias viram iniciativas, que se transformam em ações e resultados, tornando possível o sucesso na execução de estratégias e planos para uma empresa e sociedade comprometida com o desenvolvimento sustentável.
Assim, o Grupo Malwee conta com a participação dos seus colaboradores para desenvolver uma sociedade e cadeia de valor cada vez mais sustentável.

nossos colaboradores e a sustentabilidade

A participação ativa de colaboradores em entidades sociais reflete positivamente na conscientização de uma sociedade mais sustentável e justa, incentivando a prática de ações altruístas e disseminando o conceito da coletividade.

O Grupo Malwee proporciona para seus colaboradores uma série de benefícios que promovem o bem-estar, tais como: medicinas alternativas, acupuntura, shiatsu, massoterapia, pilates, quiropraxia, entre outros, espaços de lazer, camping na serra e no litoral, o Parque Malwee e as

associações recreativas, além de outros benefícios relacionados à educação e saúde.

O objetivo do Grupo Malwee com o comitê de Pessoas – Colaboradores é a transformação dos parceiros em agentes de mudança, colaboradores extremamente engajados e multiplicadores do estilo de vida sustentável, tornando isso um diferencial para a sociedade. Para isso, o Grupo Malwee trabalha os temas de treinamento e educação, qualidade de vida e voluntariado.

as comunidades que alcançamos e a sustentabilidade

O Grupo Malwee, ao longo de sua história, trouxe inúmeros benefícios para as comunidades onde está inserido. Um grande exemplo disso são os 5 milhões de área verde preservada, composta por reservas e fontes, além do pico Malwee e do Parque Malwee, este com 1,5 milhão de metros quadrados com mais de 35.000 árvores e 17 lagoas que abrigam inúmeras espécies de fauna, além de atividades de lazer que beneficiam toda a comunidade, como quiosques, museus, restaurantes, pistas de bicicleta, quadra de esportes, campo de futebol e espaços recreativos.

Além disso, ao longo do tempo, a empresa investiu em UTIs pediátricas, melhoria no atendimento de hospitais aumentando a disponibilidade de leitos, doação de veículos para entidades filantrópicas e corpo de bombeiros, doação de milhares de peças de roupas para as cidades afetadas pelas grandes enchentes. O investimento no aplicativo Aqua,

que monitora o nível das águas dos rios do norte de Santa Catarina, ajuda na atuação das entidades competentes no monitoramento preventivo de catástrofes.

Outro projeto da empresa é o “Abraço Solidário Malwee”, que gera benefícios para cerca de 16 mil pessoas nas cidades de Camacan (BA) e Pacajus (CE), com mais de 51 mil atendimentos em diversas áreas como saúde, estética, cultura e orientação jurídica.

Assim, o Grupo Malwee direciona seus investimentos na comunidade buscando atender as reais necessidades das regiões onde atua. Direcionamento que orienta a estratégia de investimento da empresa nas comunidades, prevendo intensificação dos seus projetos até 2020.

Objetivos

O Grupo Malwee se compromete em desenvolver ações e programas de engajamento para todos os públicos com quem possui relacionamento, a fim de buscar uma sociedade mais responsável que trabalha para o desenvolvimento sustentável.

Código de ética

No Grupo Malwee a atuação dos parceiros é guiada pelo código de ética e conduta, que aborda questões relacionadas à políticas, práticas, relacionamentos, entre outras. Conheça o Código de Ética

Carona Solidária

Esta ação é uma novidade no Grupo Malwee. Está acontecendo desde julho de 2015 de forma efetiva na Matriz e na unidade LMG, ambas em Jaraguá do Sul. Funciona da seguinte maneira: os parceiros formam grupos de no mínimo 3 pessoas para se deslocarem de casa para o trabalho e vice-versa e em contrapartida o grupo recebe uma vaga de garagem coberta reservada no estacionamento da empresa. Entre os benefícios dessa ação, podemos citar a redução da poluição atmosférica, economia de combustível, melhoria no trânsito e o fortalecimento dos relacionamentos entre os grupos. Para participar, quem tiver interesse tanto em oferecer quanto receber carona, deve encaminhar um e-mail para o setor de Sustentabilidade, que coordena o projeto com o apoio do RH. Assita o vídeo da nossa campanha.

Voluntariado

O voluntariado do Grupo Malwee acontece com a realização de ações internas e externas e caracteriza-se basicamente pela parceria com a Junior Achievement e pelos projetos internos. A Junior Achievement é uma organização social e de caráter educativo, considerada a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios no mundo. Envolve anualmente mais de 10 milhões de jovens em 120 países através da aplicação de seus programas, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens que ainda estão na escola, auxiliando no seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. O primeiro programa com a Junior foi aplicado em junho de 2015, e aqui no Grupo Malwee sensibilizou mais de 150 parceiros que hoje são voluntários ativos para aplicação dos seguintes programas: Introdução ao Mundo dos negócios, Nosso Mundo, Economia Pessoal, Vantagens de Permanecer na Escola, Atitudes pelo Planeta, Vamos falar de Ética e Meu dinheiro, meu negócio. Estima-se que aproximadamente 2100 jovens foram impactados com a aplicação dos programas pelos voluntários do Grupo Malwee. Além desta ação, o Grupo Malwee realiza alguns eventos pontuais internos como a Ação do Dia das Crianças e o Abraço Solidário.

Áreas de Preservação

O fundador da empresa, Wolfgang Weege (in memoriam), visionário nos negócios e comprometido com o princípio ideológico de preservação dos recursos naturais, tinha como grande desafio conseguir aliar o crescente desenvolvimento econômico com a preservação e conservação da natureza. Em 1975, em sua primeira viagem à Europa, conheceu diversos lugares, o que resultou na inspiração para a criação de um parque. Foi então que resolveu dar início à estudos de implantação e planejamento do que viria a ser o Parque Malwee, que foi fundado em 1978.

Hoje, após quase 40 anos de existência, o Parque conta com aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados de área, abriga 16 lagoas, mais de 35 mil árvores e uma infinidade de espécies animais, está aberto todos os dias da semana e tem entrada gratuita. O local reserva ainda diversos espaços de cultura e esporte, como o Museu Wolfgang Weege com três espaços de exposição, a pista de bicicross, dois restaurantes, entre outros, atendendo não só a comunidade local, mas também todo o estado de Santa Catarina, recebendo turistas dos mais diversos lugares do Brasil.

Além do Parque, o Grupo mantém ainda outras três áreas, o Pico Malwee (que possui cerca de 1,4 milhão de metros quadrados de área verde nativa preservada, atuando como uma das poucas reservas existentes da Mata Atlântica), a Reserva Fontes e Verdes, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) que possui uma área aproximada de 1,3 milhão de metros quadrados e 21 nascentes, em Rio dos Cedros.

Juntos, estes locais somam aproximadamente 4,2 milhões de metros quadrados de área preservada que já foram objeto de estudo de instituições e universidades, como é o caso da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que analisou e catalogou diversas espécies de aves. Há ainda, projetos pilotos realizados no Parque Malwee em que ocorrem a educação e conscientização de crianças e adolescentes de escolas de todo o estado de Santa Catarina. Essa atitude têm sido bastante reconhecida, tanto que até já recebeu diversos prêmios. Conheça os prêmios