Compromisso com as Pessoas

Aqui você conhece nossas políticas e compromissos para garantir um ambiente de trabalho seguro, digno e de respeito às pessoas. Afinal, são elas que fazem nosso negócio acontecer e que representam o nosso propósito de fazer moda para o bem das pessoas, do negócio e do planeta.

 

Código de Ética 

A conduta ética e o respeito às pessoas são valores que regem nossa atuação e estão descritos em nosso Código de Conduta e Ética – um documento que serve de instrumento para orientar as boas práticas e comportamentos que devem ser adotados no exercício de nossas atividades e no relacionamento com clientes, comunidade, fornecedores e demais públicos de interesse. 

Disponibilizamos canais de comunicação para denunciar comportamentos que não estejam em sintonia com as orientações do nosso Código, as quais são avaliadas e investigadas por um Comitê de Conduta e Ética formado pelo presidente do Grupo Malwee, pelo diretor de Recursos Humanos e o Gestor Jurídico. As manifestações podem ser anônimas ou não.

 

Canal de Ética

E-mail: conduta@malwee.com.br
Telefone: +55 47 2107 7025

 

Manual do Colaborador

Com base em nosso Código de Ética, bem como, na legislação vigente, criamos o Manual do Colaborador. Este guia conta com orientações aos colaboradores do Grupo Malwee como direitos e deveres, benefícios e orientações administrativas gerais.

 

Políticas e Compromissos de Direitos Humanos 

O respeito pelos direitos humanos é um valor essencial do Grupo Malwee e está enraizado em nossa cultura sustentável. Temos o compromisso de promover e garantir que todos sejam tratados igualmente, com respeito e dignidade de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Esse é o nosso foco no relacionamento com nossos colaboradores e aqueles em nossa cadeia de valor, as comunidades em que atuamos e nossos clientes.

Reconhecemos a importância de manter e fomentar os direitos humanos dos funcionários operando sob compromissos e políticas que:

  • Promovam um local de trabalho livre de discriminação e assédio;
  • Proíbam o trabalho infantil, o trabalho forçado e o tráfico de pessoas;
  • Forneçam salários justos e equitativos, benefícios e outras condições de emprego de acordo com as leis locais;
  • Proporcionem condições de trabalho seguras;
  • Reconheçam os direitos dos funcionários à liberdade de associação.

 

Discriminação e Assédio

O Grupo Malwee acredita que todo funcionário tem o direito de ser tratado de forma justa e merece um ambiente de trabalho confortável e seguro. Por isso, estamos empenhados em oferecer um local de trabalho livre de discriminação de qualquer tipo, seja por motivos sexuais ou de fatores como: raça, religião, gênero, nacionalidade, ascendência, idade, deficiência física ou mental, condição médica, estado civil, gravidez, gênero, expressão de gênero, identidade de gênero, orientação sexual ou qualquer outra característica, que o diferencie dos demais, seja esta protegida por lei ou não. Quaisquer reclamações ou denúncia de discriminação ou assédio podem ser realizadas através do nosso canal de ética.

Para melhor conscientização, são realizados treinamentos com a liderança sobre o impacto do assédio, violência e discriminação, a fim de fortalecer os valores da empresa.

 

Diversidade e Inclusão

No Grupo Malwee acreditamos que a diversidade é um importante contribuinte para o nosso sucesso e competitividade a longo prazo. Desta forma, estamos comprometidos em ser uma organização com princípios a base de trabalho diversificado e inclusivo, não apenas nas categorias tradicionais, mas também de novas experiências e perspectivas em busca dos mesmos propósitos. Espera-se que os funcionários estejam abertos ao diálogo e tolerantes com as diferenças, além de uma comunicação aberta e honesta.

Estamos comprometidos com a igualdade de oportunidade, incluindo nossas práticas de recrutamento e seleção, remuneração e benefícios, promoções, transferências, desenvolvimento e treinamento profissional e todos os outros termos e condições de emprego. 

 

Jornada de Aprendizado e Inclusão

Aqui no Grupo Malwee, somos movidos pela nossa essência de construir relações duradouras, fazendo o bem e fazendo bem-feito pelo planeta e pelas pessoas. Através do treinamento na Jornada de Aprendizado e Inclusão, os funcionários a cada mês, aprendem conteúdos essenciais para entender a profundidade desse assunto e torná-lo parte da nossa cultura.

 

Trabalho Forçado e Tráfico de Pessoas

O Grupo Malwee repudia e segue com a política de tolerância zero para todo e qualquer tipo de trabalho escravo ou análogo à escravidão, incluindo trabalho militar, servidão por dívidas, escravo contratual, tráfico de pessoas e qualquer forma de escravidão moderna, tanto em nossas próprias operações quanto em na cadeia de fornecimento. Cumprimos todas as leis e acordos aplicáveis ​​sobre tempo de trabalho e licenças remuneradas. São exemplos de nossas práticas:

  • Ambiente de trabalho com condições dignas e seguras;
  • Controle de jornada de trabalho;
  • Direito de solicitar seu desligamento, seguindo os critérios da legislação trabalhista;
  • Relação de trabalho regulamentada por contrato firmado entre as partes, seguindo a legislação trabalhista.

A orientação sobre esta política faz parte do processo de integração para todos os colaboradores que iniciam sua jornada com o Grupo Malwee. 

 

Trabalho Infantil

O Grupo Malwee respeita os direitos das crianças e segue com a política de tolerância zero ao trabalho infantil, em nossas operações e em nossa cadeia de fornecimento. Nenhuma pessoa será empregada com menos de 16 anos, salvo na condição de jovem aprendiz, respeitando as formas de contratação previstas na legislação. Além disso, o Grupo Malwee defende o direito da criança à educação, em consonância com os Direitos da Criança e Princípios Empresariais da Unicef e no Pacto Global da ONU.

 

Programa Jovem Aprendiz

Por meio de programas de trabalho e aprendizagem estruturados, em parceria com o SENAI em Jaraguá do Sul e com o IEP em Pacajus, promovemos o Programa Jovem Aprendiz, que contribui para a formação e inserção dos jovens no mercado de trabalho. O programa tem como objetivo desenvolver ainda mais o futuro da nova geração, capacitando e apoiando a formação técnica e profissional (mais informações pelo link https://jovemaprendiz.malwee.com.br/inicio).

 

Local de Trabalho Seguro e Saudável

Estamos comprometidos em fornecer locais de trabalho seguros e saudáveis, cumprir com as leis e regulamentações de saúde e segurança aplicáveis, bem como com os pré-requisitos internos. Trabalhamos para manter um local de trabalho seguro, saudável e produtivo, em conjunto com os nossos colaboradores, atendendo e remediando situações identificadas de risco de acidente, lesão ou impacto à saúde. Nossa equipe de saúde e segurança é superior ao estabelecido por lei, atuando nas áreas de segurança do trabalho, medicina ocupacional e medicina assistencial, os quais atuam em todas as áreas da companhia junto às lideranças visando melhorar continuamente a condição do trabalho.

 

Saúde Mental e Bem-estar

O Grupo Malwee proporciona para seus colaboradores uma série de benefícios que promovem o bem-estar, tais como: medicinas alternativas, acupuntura, shiatsu, massoterapia, pilates, quiropraxia, entre outros, espaços de lazer, camping na serra e no litoral, o Parque Malwee e as associações recreativas, além de outros benefícios relacionados à educação e saúde.

 

Liberdade de Associação e Negociação Coletiva

Nós respeitamos o direito de nossos funcionários de se filiar, formar ou não se filiar a um sindicato sem temer represálias, intimidação ou assédio. Estamos comprometidos em estabelecer um diálogo construtivo com nossos funcionários e seus representantes livremente escolhidos. 

 

Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 

Neste documento você encontra todas as informações referentes à negociação sindical como contratos prévios, pagamento de horas extras, aviso de trabalho e intervalos de férias, férias e feriados, e demais condições de trabalho.

Clique aqui para ter acesso.

 

Férias e Feriados

O Grupo Malwee garante ao colaborador férias anuais conforme legislação vigente. Os períodos de férias são controlados pelo setor de Gente e Gestão, que informa a liderança que faz a programação e informa ao colaborador. Sempre que possível, as datas são definidas em comum acordo entre líder e liderado.

Os feriados públicos são concedidos normalmente, conforme calendário nacional e regional para cada filial.

 

Igualdade de Gênero

No Grupo Malwee acreditamos numa sociedade livre de preconceitos, onde todos têm voz e representação iguais. Queremos ser inclusivos em toda a nossa cadeia de valor, tratar as pessoas de forma justa, dar a todos acesso às mesmas oportunidades e queremos proteger os trabalhadores da discriminação e do assédio.

As mulheres são parte fundamental do nosso modelo de negócios e projeções de crescimento. Cada mulher que atua na empresa tem se tornado uma multiplicadora de conhecimento e empoderamento feminino. Desta forma, temos o compromisso de proporcionar um ambiente igualitário, humano e acolhedor em cada setor, reforçando junto aos colaboradores a importância de todos terem a oportunidade, além de ajudar a desenvolver habilidades e abrir oportunidades, tanto em nossas próprias operações, quanto em nossa cadeia de valor.

 

Equiparação salarial

O Grupo Malwee possui Política Interna de Cargos e Salários, onde estão detalhados procedimentos e ferramentas utilizadas na descrição e avaliação dos cargos, bem como as regras de aplicação da Tabela Salarial. O Grupo Malwee não faz nenhuma distinção salarial entre pessoas, com mesmo grau de complexidade e resultado, além disso investe em treinamentos para colaboradores internos para melhorar a equiparação salarial.

A remuneração obedecerá aos requisitos de mediana de mercado, alinhada ao posicionamento interno da empresa em relação à estratégia de remuneração adotada para cada cargo, considerando complexidade e impacto no negócio.

 

Programa de Orientação Materno-Infantil 

Para a maioria das mulheres, a gravidez é um momento esperado com novas experiências e muitas expectativas. Esse período também é marcado por dúvidas e ansiedade sobre como será o futuro do bebê. Para auxiliar as futuras mamães e papais grávidos, oferecemos o Programa de Orientação Materno-Infantil. Ele atende colaboradoras e seus companheiros. O programa oferece um curso com diversos profissionais: enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médico obstetra, nutricionista, odontopediatra, pediatra e psicóloga, onde são abordados temas como: desenvolvimento do bebê, mudanças físicas e emocionais, orientação sobre primeira consulta no pediatra, entre outros.

 

Licença Maternidade e Paternidade

O Grupo Malwee, seguindo uma legislação e normas específicas para este tema, concede aos colaboradores as licenças de Maternidade e Paternidade conforme a Política de Ausências e também é possível a funcionária solicitar férias ao final do período. Além disso, o Grupo Malwee concede mediante negociação com a liderança, a licença estendida de até 2 meses sem remuneração para as mães. 

Para os pais e mães que desejam equilibrar seu emprego com sua vida pessoal e familiar, existe a possibilidade de realizar acordos flexíveis de horário e de trabalho remoto (para as áreas que são possíveis). Esta opção permite que os pais que trabalham façam uso igual das oportunidades de carreira na empresa e possam cuidar de seus filhos.

 

Horas de Trabalho, Salários e Benefícios

O Grupo Malwee remunera seus funcionários de forma justa e competitiva com relação à indústria e aos mercados de trabalho locais e de acordo com os termos dos acordos de negociação coletiva, incluindo salários, horas extras e benefícios.

 

Horas Extras

A jornada de trabalho semanal e as horas extras não excederão o limite legal estabelecido na legislação. As horas extras serão sempre voluntárias e pagas de acordo com a lei. O Grupo Malwee possui procedimento formalizado para pagamento de Horas Extras, seguindo a legislação atual e a Convenção Coletiva vigente em cada região. Para apuração dessas informações, contamos com registros no Sistema de Gestão de Pessoas, que apura todas as escalas e marcações de horário de trabalho.

 

Home office

Durante o período da Pandemia causada pela COVID-19, o Grupo Malwee adotou algumas medidas a fim de minimizar os riscos de contágio e proliferação da doença.

Uma destas medidas foi a adoção do Home Office para as atividades que podem ser exercidas nesta modalidade.

Estamos constantemente monitorando o grau de risco nas cidades onde temos atividades, para mantermos atualizadas as orientações sobre o trabalho remoto.

Em 2020, a ação do trabalho remoto foi priorizada para as colaboradoras gestantes, a fim de proteger a saúde e segurança delas neste momento tão delicado. Desta forma, todas as gestantes que exerciam atividades compatíveis com o Home Office permaneceram neste formato e as demais foram afastadas do trabalho com licença remunerada. 

Após a flexibilização das restrições da pandemia, as atividades retornaram ao habitual. Entretanto, ainda é possível que os colaboradores realizem  negociações com o setor, para que possam trabalhar de forma remota ou híbrida, ou seja, alguns dias no escritório e outros em casa. Com isso apoiamos a preferência e o bem-estar de nossos colaboradores.

 

 

Para mais informações sobre nossas políticas e compromissos, você pode entrar em contato com os seguintes representantes do Grupo Malwee:

Recursos Humanos
Carlos Eduardo Maia Leme – Diretor Gente e Gestão
E-mail: carlos.maia@malwee.com.br