O  Grupo Malwee é uma empresa movida por relações duradouras. Enxergamos o mundo através do impacto positivo que geramos na vida de nossos colaboradores, clientes, parceiros de negócios e da comunidade. Estamos comprometidos com uma atuação ética, responsável e transparente. Por esse motivo, buscamos incentivar nossa cadeia de fornecedores a adotar as melhores práticas de gestão, promovendo o pleno respeito aos direitos humanos e a observância da conservação dos recursos naturais.

 

Nossa Operação

O Grupo Malwee é uma das maiores empresas de moda do Brasil e uma das mais modernas do mundo. Para atender todo o mercado, possuímos um moderno parque fabril que abrange da tecelagem à expedição do produto final para os lojistas. Em decorrência da verticalidade das operações, possuímos uma cadeia de suprimentos ampla e diversificada.

Nosso modelo de operação nos permite alcançar um maior controle da produção e de seus impactos socioambientais, garantindo a fabricação de roupas com elevado padrão de qualidade.

 

Programa de Gestão de Fornecedores 

Consiste no processo de fornecimento à cadeia produtiva, ou seja, aquisição e gerenciamento de produtos e serviços necessários para a produção e manutenção dentro da empresa. Assim, como: análise, avaliação e monitoramento constantemente dos fornecedores, a fim de que a companhia possa maximizar a produtividade, possuir diferencial competitivo e controle das atividades operacionais que envolvam a relação entre a empresa e seus fornecedores. 

A Gestão de Fornecedores do Grupo Malwee compreende os processos de homologação e qualificação de fornecedores com as seguintes atividades:

  • Análise de riscos;
  • Controle de custos;
  • Orientação ao fornecedor;
  • Avaliação de documentação;
  • Possuir informações para decisões estratégicas.

 

Homologação e Monitoramento

Os fornecedores passam pelo processo de homologação  que segue as diretrizes da Política de Subcontratação e Fornecimento, para análise e aprovação de documentos, a fim de firmar o relacionamento e garantir maior segurança e confiabilidade nos negócios. Atualmente, 100% dos nossos fornecedores críticos estão homologados e têm seus riscos socioambientais mitigados. Após esse processo, firma-se o contrato entre a companhia e o fornecedor.

 

Conhecendo a cadeia de fornecimento e os impactos mais significativos, categorizamos nossos fornecedores e damos preferência para aqueles que de alguma forma buscam reduzir seu impacto negativo, participando de associações/iniciativas para este fim, como por exemplo as certificações ISO 14001, ABVTEX, programas com o uso de algodão ABRAPA ou similares, fornecedores de químicos signatários ZDHC ou Bluesign.

 

Além da homologação, durante o período de prestação de serviços, é realizado o monitoramento mensal dos riscos por meio da comprovação de pagamento das guias previdenciárias de INSS e FGTS e do preenchimento de um checklist de inspeção mensal aplicado em visita e reconhecido pelo próprio fornecedor que aborda critérios com relação aos riscos associados a questões trabalhistas, sociais e ambientais, bem como sua estrutura física. O gráfico abaixo mostra os resultados da aplicação do checklist em 2021 e o percentual das não conformidades encontradas.

 

 

Lista Suja do Trabalho Escravo

A ‘Lista suja’ é um instrumento utilizado pelo Governo brasileiro para combate ao trabalho escravo, que atenta contra a dignidade humana, onde são divulgados os nomes de empresas que foram flagradas mantendo trabalhadores em condições análogas à escravidão. Este documento é utilizado mensalmente para a consulta de informações e é um critério obrigatório para manter relações comerciais com fornecedores e subcontratados, que não façam parte dessa relação.

 

Código de Ética do Fornecedor

Estamos comprometidos com uma atuação ética, responsável e transparente. Por esse motivo, buscamos incentivar nossa cadeia de fornecedores a adotar as melhores práticas de gestão, promovendo o pleno respeito aos direitos humanos e a observância da conservação dos recursos naturais. 

 

Assim desde 2013, para realizar negócios com o Grupo Malwee, todos os fornecedores devem aceitar os termos do Código de Ética do Fornecedor, comprometendo-se com cláusulas sobre meio ambientais, saúde e segurança, combate à corrupção e direitos humanos perante seus parceiros, clientes e sociedade.

 

Acreditamos que estimular nossos fornecedores e sua cadeia de fornecimento a serem protagonistas em práticas de gestão socioambientais nas comunidades onde atuam é influenciar positivamente para uma sociedade mais colaborativa, ambientalmente responsável e socialmente justa. 

Assim, disponibilizamos o Código de Ética do Fornecedor nas línguas oficiais dos países na qual o Grupo Malwee adquire seus produtos/matérias primas.

Código de Ética (Mandarim)

Código de Ética (Português)

Código de Ética (Inglês)

 

Certificação ABVTEX

Como parte da estratégia estabelecida em seu Plano de Sustentabilidade 2020,  o Grupo Malwee tornou-se signatário ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil em 2019 e comprometeu-se a ter 100% de sua cadeia (fornecedores e subcontratados) certificada até jun./23. Além disso, no Plano de Sustentabilidade 2030 o Grupo Malwee se comprometeu em manter 100% de fornecedores críticos certificados (*Fornecedores críticos são todos os fornecedores com alto risco de violação dos direitos humanos nas suas atividades: facções, private label nacional e Importado).

Atualmente, 88,8% dos nossos fornecedores e/ou subcontratados (facções) de costura – malha/tecido/jeans, acabamento, bordado, lavanderia, enquadrados como Tiers 1 e 2 são certificados ABVTEX e a lista com os dados públicos destes fornecedores pode ser encontrada aqui (maio/2022 com republicação semestral).

 

Auditorias

Auditorias de Sustentabilidade

O termo ESG está cada vez mais disseminado em nossa cadeia têxtil como forma de gerir a cadeia de fornecimento e promover transparência na fabricação do produto com responsabilidade socioambiental em toda a cadeia de valor da moda. Por isso, as auditorias realizadas pelo Grupo Malwee tem como finalidade as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, como forma de inspecionar todos os fornecedores e subcontratados.

 

Auditoria Externa de Terceiros

São executadas anualmente por certificadoras credenciadas pela ABVTEX (não possuem ligação com o Grupo Malwee), as quais o fornecedor e/ou subcontratado possui autonomia na escolha da empresa para realização da auditoria. Mais detalhes no site www.abvtex.org.br

 

Auditoria Interna 

Nossa auditoria de responsabilidade ambiental e de direitos humanos, processo descrito na Política de Subcontratação e Fornecimento, é realizada com o objetivo de avaliar os riscos associados à questões trabalhistas e sociais, ambientais e econômicas, estrutura física e de segurança para combater o trabalho infantil, análogo ao escravo ou estrangeiro irregular. Ela é efetuada após o processo de  homologação, quando os fornecedores e/ou subcontratados já estão habilitados a receber auditoria, sendo 85% delas comunicadas previamente e 15% não comunicadas, podendo ser realizadas a qualquer tempo. O Grupo Malwee não realiza auditoria com representante dos sindicatos. 

 

A auditoria é realizada in loco anualmente em fornecedores e/ou subcontratados que não possuem certificação ABVTEX e que estão dentro dos critérios pré-definidos na Política de Subcontratados e Fornecedores.

 

Nesta auditoria são considerados os mesmos critérios para certificação ABVTEX.

Sindicato

Todos os fornecedores (100%) possuem sindicatos independentes, eleitos de forma democrática e contam com a cobertura de acordos de negociação coletiva.

 

Checklist de Auditoria

Os requisitos a serem avaliados utilizam o mesmo checklist da ABVTEX e servem para definir os critérios de aprovação “aptos” ou “inaptos” do fornecedor e/ou subcontratado, e estão divididos em blocos: formalização da empresa, condições de trabalho, resposta a emergências e meio ambiente clique aqui para visualizar o checklist de auditoria.

 

Etapas da Auditoria

  • Reunião de abertura: é apresentado o roteiro de como ocorre a auditoria;
  • Análise dos documentos: devem atender às legislações vigentes no campo ambiental, fiscal e trabalhista;
  • Visita física: é verificada condições mínimas de infraestrutura, saúde e segurança e ergonomia no local de operação;
  • Entrevista com funcionários: são escolhidos de forma aleatória por meio da lista de registro dos funcionários, somente com trabalhadores da área produtiva, fora do posto de trabalho e em privacidade. Na seleção de entrevistados têm prioridade: empregados estrangeiros, por raça, menores de 18 anos e grávidas. As entrevistas seguem as diretrizes da certificação ABVTEX com relação a quantidade de entrevistados e ao local da entrevista. As entrevistas são realizadas em um local reservado, dentro da empresa, somente o entrevistado e o auditor permanecem no ambiente para maior privacidade e Compliance das informações;
  • Reunião de fechamento, como encerramento formal da auditoria.

 

Caso, na auditoria, sejam identificadas condições de trabalho inadequadas ou análogas ao trabalho escravo e/ou infantil, ou estrangeiro irregular, o fornecedor e/ou subcontratado receberá uma notificação e será distratado imediatamente.

 

Resultado das auditorias

Após finalizar a auditoria é gerado um relatório final contendo todas as não conformidades evidenciadas, assim como um plano de ação com prazo para regularização. O resultado final de aprovação é definido pelo número de não conformidades encontradas e de acordo com os níveis de criticidade.

Desta forma tem-se a classificação abaixo:

A: sem não conformidades;

B: cada não conformidade “menor”, será atribuído 1 (um) ponto negativo;

C: cada não conformidade “maior”, serão atribuídos 2 (dois) pontos negativos;

D: quantidade de não conformidades “crítica”;

E: quantidade de não conformidades “tolerância zero”.

 

São Requisitos Mínimos para estar apto na auditoria: 

  • A quantidade de não conformidades tolerância zero deve ser igual a 0 (zero);
  • A quantidade de não conformidades críticas deve ser igual a 0 (zero);
  • A combinação de pontos perdidos para as não conformidades maior e menor, deve somar, no máximo, 10 (dez) pontos;
  • Não poderá haver duas, ou mais, não conformidades maiores num mesmo bloco.

 

Quando o fornecedor e/ou subcontratado não atender aos critérios mencionados acima, será considerado inapto. Os fornecedores e/ou subcontratados com a base das não conformidades evidenciadas na auditoria possuem classificação de avaliação, conforme tabela abaixo:

 

Tabela 1: Status e Classificação de Avaliação

Status de Avaliação Descrição Classificação da Avaliação
A Não possuem NC, ou até 10 menores e 5 maiores Ótima
B Possui mais que 10 NC menores Boa
C Possui mais que 5 NC maiores ou mais que 2 NC no mesmo bloco Razoável
D NC críticas Ruim
E NC  tolerância zero Péssima

 

Plano de Ação

Após o relatório de auditoria gerado, é emitido o plano de ação contendo todas as não conformidades encontradas, as quais possuem prazo para adequação e regularização.

 

Follow Up

Depois do envio do plano de ação, é realizado o controle da regularização das não conformidades pela equipe de Sustentabilidade, para assegurar que todas as irregularidades serão tratadas dentro do prazo estabelecido. 

 

Plano de Remediação

Após o período de follow up, os fornecedores e/ou subcontratados que não cumprirem com os prazos para solução das não conformidades serão distratados. Para estes casos é criado o plano de remediação para que o fornecedor e/ou subcontratado não tenha impacto em sua cadeia produtiva, prezando pelo bem-estar e direitos dos trabalhadores. 

Clique aqui para mais detalhes dos tópicos citados acima na Política de Subcontratação e Fornecimento.

 

Resultados Auditorias 2021

Em dezembro de 2021 haviam 157 fornecedores/subcontratados nacionais ativos e 100% das auditorias planejadas foram executadas (auditoria interna ou externa).

Clique aqui para ter acesso a lista completa de fornecedores e/ou subcontratados auditados por nome de instalação assim como a quantidade de funcionários entrevistados.

 

*Não foram planejadas auditorias em fornecedores/subcontratados internacionais e nacionais que seriam distratados no mês seguinte ou que possuíam certificação ABVTEX agendada.

 

O gráfico 1 ilustra o resultado das auditorias realizadas no ano de 2021.

 

Gráfico 1: Total de fornecedores e/ou subcontratados aptos e inaptos

O gráfico apresentado, demonstra a classificação dos fornecedores e/ou subcontratados por status de avaliação das não conformidades.

 

Cabe ressaltar que dentre os fornecedores considerados inaptos, encontram-se fornecedores com não conformidades críticas, e/ou ultrapassaram a pontuação em não conformidades maiores e menores.

 

Na realização das auditorias internas, foi identificado 1 caso de violação na cadeia de fornecimento de fornecedor de private label. Desta forma, solicitou-se a regularização imediata da não conformidade e o mesmo foi atendido pelo fornecedor. 

 

Clique aqui para ter acesso a lista completa e resultados das auditorias realizadas pelo Grupo Malwee.

 

Não foram identificadas cobranças de taxas de recrutamento ou relacionadas a honorários, encargos ou percentuais sobre salários dos trabalhadores; e nem violações relacionadas à negociação coletiva e à liberdade de associação. Também não foram identificadas violações trabalhistas relacionadas a gênero de assédio sexual, tratamento e demissão de gestantes, irregularidades de licença-maternidade ou disparidade salarial.

 

Clique aqui para informações mais detalhadas sobre o relatório completo de cada fornecedor/subcontratado.

 

Plano de ação de não conformidades

O status apresentado como “distratada” são fornecedores e/ou subcontratados que possuíam não conformidades de tolerância zero, e tiveram o contrato rescindido com o Grupo Malwee.

 

O status “em distrato” são fornecedores e/ou subcontratados que não cumpriram o prazo pré-determinado do plano de ação e do follow up, e estão em plano de remediação para distrato.

 

O status “em atraso” são os fornecedores e/ou subcontratados que estão dentro do prazo do follow up.

 

O status “Em dia” são os fornecedores e/ou subcontratados que solucionaram as não conformidades dentro do prazo estipulado.

 

Clique aqui para informações mais detalhadas sobre o plano de ação completo de cada fornecedor/subcontratado.

 

Qualificação de Fornecedores

 

A preocupação com nossa cadeia de fornecedores vai além da homologação e auditorias, é de extrema importância que os fornecedores garantam a qualidade nos seus produtos e serviços para estarem comprometidos com nossa visão e valores. Para isso, o Grupo Malwee possui o Programa de Parceiro Estratégico (PPE) para fornecedores de matéria prima e o IQF – Índice de Qualificação de Fornecedores.

 

Programa de Parceiros Estratégicos

 

O Programa

Criado em 2017, o Programa de Parceiros Estratégicos (PPE) é uma ferramenta de qualificação do fornecedor do Grupo Malwee que contempla um conjunto de indicadores estratégicos, com a função de ressaltar, dentro dos requisitos avaliados, quais atividades são desempenhadas dentro do previsto e quais apresentam necessidade de melhoria.

 

Objetivo

Estreitar o relacionamento, valorizar a parceria e evidenciar diferenciais dos fornecedores inseridos no programa. 

 

Estrutura do Programa

O Programa está estruturado em critérios de avaliação. Cada critério possui requisitos que contemplam indicadores de performance com notas de 0 a 5.

 

Critérios

Com o intuito de manter bons níveis de serviços, os fornecedores são avaliados por meio de 6 critérios e seus requisitos. Na tabela abaixo são apresentados os pesos dos critérios que compõem a nota final na avaliação de cada fornecedor.

Os critérios com maiores pesos são sustentabilidade, negociação e transparência, pois foram considerados estratégicos para o Grupo Malwee e os parceiros participantes do programa. Os critérios de negociação e a transparência estão interligados, pois por meio das informações de abertura do custo do produto (cost break down), a negociação é feita de forma a isolar os custos na negociação dos preços.

Abrangência

O Programa abrange os 5 segmentos de matéria-prima do Grupo Malwee: 

  • Aviamentos
  • Embalagens
  • Fios
  • Químicos
  • Tecidos

A lista  com os dados públicos destes fornecedores pode ser encontrada abaixo:

Clique aquiFornecedores de Matéria-Prima (Aviamentos, Fios e Tecidos)

Clique aquiFornecedores de Químicos

 

Processo de Avaliação/Classificação

A apuração e divulgação dos indicadores é mensal. Os fornecedores são classificados de acordo com a média ponderada anual (de 0 a 5) dos indicadores de performance da seguinte forma:

Apresentação dos Resultados

Por meio de reuniões a cada três meses, o Grupo Malwee busca fortalecer a parceria com a troca de informações e feedbacks destes parceiros, trazendo resultados positivos durante a relação comercial.

PARCEIROS O programa possui 25 parceiros convidados, sendo 5 por cada segmentos conforme abaixo:

Aviamentos Embalagens Fios Químicos Tecidos
Neobrand Avplas Kurashiki Erca Química Vicunha
Haco Pomerplast Brastex Siderquimica Hudtelfa
Tipotil Plasvit Maliber Spice Renauxview
Arte laços Klabin Fiasul Color Química Fiação Alpina
Courogriff Centerplast TBM Huntsman Jumirim

 

Os parceiros selecionados representam 10,2% do total de fornecedores de matéria prima do Grupo Malwee e 55,6% em faturamento (R$). Segue abaixo a classificação dos fornecedores do ano de 2021:

Classificação geral

 

Classificação Fornecedor Segmento Nota
1 Erca Química Químicos Ouro
2 Color Química Químicos Ouro
3 Fiação Alpina Tecidos Ouro
4 Siderquimica Químicos Ouro
5 Huntsman Químicos Prata
6 Neobrand Aviamentos Prata
7 Fiasul Fios Prata
8 Hudtelfa Tecidos Prata
9 Courogriff Aviamentos Prata
10 Kurashiki Fios Prata
11 Spice Químicos Prata
12 Tipotil Aviamentos Prata
13 Maliber Fios Prata
14 Haco Aviamentos Prata
15 Arte laços Aviamentos Prata
16 Klabin Embalagens Prata
17 Vineplast Embalagens Prata
18 Avplas Embalagens Prata
19 Vicunha Tecidos Prata
20 Centerplast Embalagens Prata
21 Renauxview Tecidos Prata
22 Jumirim Tecidos Prata
23 TBM Fios Prata
24 Pomerplast Embalagens Bronze
25 Brastex Fios Bronze

 

Clique aqui para baixar a planilha completa com os dados dos fornecedores e a pontuação mensal (Atualizada em Dez/21, com revisão anual).

 

Auditorias

A partir de 2023, serão realizadas auditorias de responsabilidade socioambiental nos fornecedores Tier 3, com maior representatividade no volume de compras, desde que apresentem não conformidade social e ambiental identificadas em formulários respondidos mensalmente e/ou visita presencial. Estas auditorias podem ser anunciadas antecipadamente ou auditoria surpresa.

 

Prazos de pagamento

Para fechar o ciclo de gestão de fornecedores, o Grupo Malwee trabalha com um controle especial de pagamentos de seus fornecedores que garante o fortalecimento da parceria assim como o crescimento sustentável de seus parceiros comerciais. 

Para melhor acuracidade de planos a serem trabalhados com cada fornecedor, o Grupo Malwee classificou seus fornecedores em níveis de acordo com os prazos de pagamentos, conforme abaixo:

 

Níveis Prazos de pagamentos (dias) Fornecedores
1 de 0 a 14 19%
2 de 15 a 30 35%
3 de 31 a 60 31%
4 de 61 a 90 11%
5 Acima de 90 4%

 

A maior quantidade de fornecedores do Grupo Malwee está com prazos de pagamentos de até 30 dias.

 


Para mais informações, entre em contato com os representantes do Grupo Malwee:

 

Sustentabilidade (Direitos Humanos e Meio Ambiente)

Taise Beduschi – Gerente de Sustentabilidade, SSMA e Qualidade

taise.b@malwee.com.br

 

Compras

Rafael Kercher – Gestor de Compras

rafael.kercher@malwee.com.br